Considerado um dos principais eventos do calendário da capital cearense, a edição 2023 do Fortal acontece de 20 a 23 de julho. Com a prévia carnavalesca se aproximando, a hotelaria de Fortaleza projeta movimento intenso e alta ocupação para o período, tanto nos hotéis independentes, quanto nos de rede e de luxo.

“Em 2018, tivemos ocupação na casa dos 82,22%. Em 2019, ela chegou a 85,46%. Em 2022, após a pandemia, os hotéis registraram 91,85%. Para este ano, nossa projeção é de que a ocupação fique em torno de 85%. Por que menos em relação ao ano passado? Porque 2022 foi um ano atípico, com alta demanda reprimida e restrições às viagens internacionais, o que gerava maior demanda para o mercado doméstico”, diz Régis Medeiros, presidente da ABIH-CE, em entrevista ao Hotelier News.

“Nossa estimativa é de que fiquemos equiparados ao período pré-pandemia. O final de semana do Fortal se alinha com o ponto mais alto das férias de julho. Neste cenário, temos os hotéis independentes se destacando, com um volume de reservas mais alto em relação aos empreendimentos de rede. Mas é uma cadeia, e a demanda acaba desaguando em todos os empreendimentos de Fortaleza para acomodar o público que vem de diversos mercados emissores, principalmente de destinos do Sudeste, como São Paulo, chegando a superar a demanda regional”, complementa.

Perspectivas

Manoel Linhares, presidente da ABIH e proprietário do Fortaleza Mar Hotel, reforça o otimismo relatado por Medeiros. “O Fortal, para nós cearenses, é uma das festividades que mais aquecem a hotelaria, ficando atrás apenas do Réveillon. Como não temos Carnaval em fevereiro, o Fortal acaba cumprindo esse papel, recebendo turistas de todo o Brasil”, analisa.

“É uma data consolidada, tradicional para nós, e em relação à ocupação hoteleira, nossa expectativa é extremamente positiva. Depois de uma crise como a pandemia, o brasileiro quer aproveitar um pouco mais a vida e viver novas experiências. Em relação às reservas, acreditamos que o last minute vai aquecer ainda mais o setor, visto que muita gente só decide vir em cima da hora”, completa.

Philippe Godefroit, gerente geral do Gran Marquise Hotel, pontua que a edição 2023 do Fortal proporcionou grande volume de reservas ao empreendimento. “Para nós, o evento é sempre um bom momento. Somos o hotel oficial dos artistas que vêm tocar no Fortal, e até o momento já registramos 85% de ocupação entre 20 e 27 de julho, podendo chegar a picos de 99%”, diz.

Fortal - Gran_Marquise

Gran Marquise estima lotação máxima durante o Fortal

 

“É um momento bem positivo, com muita música e festa. Quem vem, sempre acaba voltando. E o destino Fortaleza também ajuda muito. No Sul e Sudeste, as pessoas estão com frio, e buscam destinos de praia, de calor. E isso com certeza ajuda bastante. Em relação à diária, somos o hotel com a maior tarifa da cidade. E a perspectiva é de que suba, de modo geral. Se a demanda cresce, o movimento natural é que a diária acompanhe esse movimento”, salienta Godefroit.

Ceará deve receber mais de 300 mil turistas em julho

De acordo com dados da Setur-CE (Secretaria de Turismo do Ceará), a demanda turística do estado em julho deverá crescer em relação a 2022. A expectativa é de que o destino receba cerca de 305 mil turistas no período, superando os 286 mil registrados no ano passado. O resultado representa variação positiva de 6,6%.

O turismo internacional acompanha esse movimento. Impulsionado pelo incremento das conexões e fortalecimento do hub aéreo do Ceará, a Setur prevê crescimento de 21,1% do número de estrangeiros desembarcando no estado em julho. Isso significa que o número deverá chegar a 28 mil, superando os 23 mil do ano anterior.

Segundo dados recentes da Decolar, Fortaleza lidera o ranking de destinos nacionais para o mês, aumentando o otimismo para o Fortal. “Esse período é um boom para o turismo. Tratando-se de Ceará, temos ótimas expectativas por diversos fatores, como nosso aeroporto, a qualidade de atrativos e a excelente oferta hoteleira. Alinhado a isso, fizemos um turismo de muita promoção do destino em mais de dez países. Isso nos dá segurança de projetar bons números, com ganhos em toda a cadeia produtiva”, destaca Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará.

Considerando a demanda gerada pelo Fortal e pelo período de férias propriamente dito, a Setur-CE prevê que a receita turística gerada no mês será de R$ 1,1 bilhão. Isso representa aumento de 17,9% frente ao mesmo período do ano passado. Durante o mês, o Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, deverá receber 575 mil passageiros, superando os 547 mil do ano anterior, segundo dados a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

(*) Crédito da capa: Reprodução/G1

(**) Crédito da foto: Divulgação/Gran Marquise Hotel