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A indústria hoteleira vem passando por mudanças excepcionais, com temas como a digitalização do serviço entre os maiores desafios. A fidelização do hóspede é, cada vez mais, a chave para o sucesso, uma vez que a criação de experiências memoráveis é o caminho a ser seguido.

A jornada do turista começa muito antes do seu check-in, e, na maior parte das vezes, as pesquisas e reservas, não só do hotel como dos demais serviços necessários durante a viagem, já são efetuadas através do smartphone. A probabilidade do hóspede agregar todas as suas reservas e transações por este meio tem crescido exponencialmente. No Brasil, o celular é líder entre dispositivos de acesso à internet.

Dito isto, presentar um bom atendimento através deste tipo de soluções, constitui um elemento atrativo para os hóspedes, que passam a ter todos os acessos na palma da mão, de forma eficiente e otimizada.

Desta forma, várias são as tecnologias que podem ser aplicadas ao setor hoteleiro e que muito tem auxiliado no aumento da qualidade, conveniência e eficiência, ajudando na maximização da receita. Abaixo, a Host Hotels Systems, empresa de softwares hoteleiros, aborda três formas diferentes para obter uma melhor interação com o hóspede.

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Ferramentas de interação

1- Utilização de um WebApp

Um webapp é uma aplicação que é executada pelo navegador, não havendo a necessidade de qualquer download. Com uma webapp no seu hotel, o hóspede passa a ter acesso a uma variedade de funcionalidades interativas e intuitivas que visam tornar a estada memorável, assim como tornar visível e atualizada a globalidade da oferta de serviços: room-service, restaurante, spa, entre outros. O cliente passa a ter também, em tempo real, acesso aos detalhes da sua reserva, tal como ao diretório e informações do empreendimento. É ainda possível consultar a conta e efetuar express check-out.

No caso do Digital Keypass, da Host Hotel Systems, o hotel vê todos os processos otimizados, uma vez que as informações são integradas diretamente nos restantes produtos Host, como são o caso do PMS ou POS, aumentando a produtividade da equipa e maximizando a receita geral.

2- Utilização de online check-in

O registro rápido dos hóspedes do hotel, sem fila na recepção, é uma opção obrigatória para os empreendimentos no período pós-Covid-19. Existem vários benefícios de usar a tecnologia para ajudá-lo com check-ins online, como: automatizar a comunicação entre a recepção e os hóspedes pré-chegada e focar a equipe da recepção na arte do bem atender.

Com um Online Check-in é possível o hóspede, ainda antes de chegar ao hotel, colocar todos os dados necessários, tanto da própria pessoa como dos acompanhantes. Após preencher todas as informações necessárias, é possível realizar um check-in muito mais rápido, onde só há a necessidade de validar se aquela pessoa é o hóspede que está indicado na reserva, o que acaba por ser mais prático e rápido para o cliente no momento de chegada.

Consequentemente, é uma opção para facilitar o trabalho da recepção e evitar erros nos dados de cada hóspede. Vários fornecedores de tecnologia para hotéis têm soluções neste sentido, destacando a da Host Hotel Systems pela sua comodidade e integração, bem como conexão com as principais gateways de pagamento.

3- Utilização de chatbot

Tradicionalmente, um telefonema para a recepção ou um e-mail para a equipe de reservas seria a maneira natural de entrar em contato com o hotel, mas os processos evoluíram e os hóspedes estão migrando para o uso de aplicativos de mensagens como forma se de comunicar com os empreendimentos, como é o caso do WhatsApp

Neste tipo de canal, hóspedes em fusos horários  diferentes esperam respostas quase instantâneas, 24 horas por dia, sete dias por semana. Portanto, um chatbot é fundamental para garantir que você possa atender às expectativas.

Quer obter outras dicas para melhorar a sua interação com o hóspede? Entre em contato com a Host Hotel Systems pelo link.

(*) Crédito das imagens: Divulgação/Host Hotels Systems