As mudanças tecnológicas estão causando transformações radicais em diversos segmentos, e o setor de hospitalidade não é exceção. Operações mais eficientes, serviços simplificados e elevação na experiência do cliente são alguns dos principais benefícios dessas inovações aos hoteleiros. Apesar disso, essas soluções ainda trazem dúvidas.

Embora as possibilidades pareçam ilimitadas, muitos hoteleiros têm sentimentos mistos em relação a saber quais soluções tecnológicas estão em alta. Estudo recente da Deloitte investigou como hotéis e aeroportos estão utilizando as tecnologias atuais para mitigar a falta de mão de obra e otimizar as operações. Os resultados mostram que os hoteleiros não estão convencidos de que a tecnologia resolve todos os seus desafios.

Por exemplo, apenas um em cada quatro hoteleiros acredita que a inteligência artificial pode melhorar significativamente a experiência dos hóspedes, em comparação com 100% dos líderes de tecnologia de aeroportos. Ao mesmo tempo, 54% dos profissionais e hotéis entendem que a tecnologia disponível não é suficientemente avançada para atender às suas necessidade, aponta reportagem do Hotel News Resource.

A abordagem mais hesitante vem da incerteza de que a tecnologia pode atender às necessidades de uma indústria como a hotelaria, que precisa combinar excelência operacional e o toque humano. Encontrar o ponto ideal entre automação, digitalização e conexão genuína é o desafio final para garantir eficiência de um lado e a felicidade (do cliente) do outro.

Sustentabilidade versus precificação

Hoje, sustentabilidade é mais do que uma palavra da moda e, de fato, muitos empreendimentos vão além para implementar iniciativas ecologicamente corretas. Os viajantes também estão mais conscientes do que antes: pesquisa recente da Booking.com mostra que oito em cada 10 participantes gostariam de adotar práticas mais sustentáveis em suas viagens. O mesmo número de pessoas disseram que seus orçamentos para viagem foram afetados pelo aumento dos custos.

A pesquisa trimestral da TrustYou para 2023 apurou que, globalmente, o wi-fi e o preço são os únicos aspectos que podem influenciar negativamente a experiência do viajante. O valor do dinheiro não é apenas um critério para escolher acomodações e pode impactar significativamente como os hóspedes avaliam sua estadia.

Existe um meio-termo entre custo e consciência que permitiria viagens mais sustentáveis no futuro. Para 49% dos consumidores, é preferível reservar atividades e lugares ecologicamente corretos se vierem com descontos ou incentivos econômicos.

Tomar ações individuais é uma das maneiras preferidas pelos viajantes para fazer a diferença. Por exemplo: 67% dos participantes da pesquisa disseram que desligam o ar condicionado ao sair da acomodação, 29% a mais do que em 2022. Os hotéis podem incentivar pequenas iniciativas que podem ser facilmente adotadas pelos hóspedes dentro e fora da acomodação.

Dados e personalização

Tendências de hospitalidade - nikitabuida

A chave para fidelizar o hóspede pode estar na personalização

Outra coisa que pode dar um nó na cabeça dos hoteleiros, apesar de ser uma pauta recorrente no setor, é que os hóspedes desejam, cada vez mais, experiências personalizadas que vão além das ofertas padrão. Eles querem se sentir especiais e entender que suas preferências são consideradas antes, durante e após a estadia. Isso cria uma sensação de exclusividade que pode fidelizar o viajante.

O primeiro passo para fornecer uma experiência personalizada é entender o comportamento dos hóspedes, o que os faz felizes e o que causa insatisfação. No entanto, apenas ter acesso a um banco de dados com informações valiosas é insuficiente para entender padrões e fazer possíveis conexões entre os indicadores.

As soluções tecnológicas devem oferecer a oportunidade de tratar os dados da maneira mais flexível e dinâmica possível, como blocos de construção que podem ser usados para explicar diferentes padrões e situações. Esse nível de personalização é essencial para aprofundar a compreensão do que traz satisfação ao hóspede. Além disso, pode fornecer insights críticos para otimizar operações e receitas.

“Dia após dia, vemos a adesão da IA e do machine learning aumentando. Além de automatizar processos simples, a tecnologia se torna mais do que um instrumento reativo quando usada corretamente. Ela pode potencialmente aumentar a previsibilidade, a precisão e a resposta mais rápida a novos padrões”, diz Jon Eichelberger, Diretor de Marketing da TrustYou.

Além disso, integrar dados de várias fontes também é crucial para oferecer experiências personalizadas e coesas. Ao combinar dados de reservas diretas, plataformas de terceiros, programas de fidelidade e feedback dos hóspedes, os hotéis podem ter uma visão abrangente da jornada de cada hóspede.

Outro ponto importante é reconhecer e abordar os desafios associados à privacidade e segurança dos dados. Com maior acesso aos dados dos hóspedes, surge a responsabilidade de protegê-los e manuseá-los de maneira ética. As empresas de hospitalidade devem garantir que estejam em conformidade com regulamentações de privacidade e implementar medidas robustas de proteção de dados para manter a segurança dos viajantes.

(*) Crédito da capa: TesaPhotography/Pixabay

(*) Crédito da foto: nikitabuida/Freepik