De acordo com pesquisa divulgada recentemente pelo Datafolha sobre o comportamento digital do brasileiro, o smartphone aparece como dispositivo mais utilizado para acessar a internet. Os dados do levantamento mostram que, no total de jovens entre 16 e 24 anos, 97% possuem o dispositivo, e o mesmo percentual utiliza para acessar a rede, aponta a Folha de S. Paulo.

Já na média geral da população, os resultados ficaram em 88% e 84%, respectivamente. No recorte de idade, a presença do smartphone diminui gradativamente: o uso chega a 94% entre pessoas de 25 a 34 anos; 91% dos 33 aos 44; e 88% dos 45 aos 59. A queda só é mais brusca na faixa etária acima dos 60 anos. Neste grupo, o percentual é de 72%.

Datafolha: dados por classe social

No estudo por classe social, acontece movimento semelhante aos demais. Isso porque 97% das pessoas que possuem smartphone pertencem às classes A e B. Na classe C, o número chega a 91%, e na D e E, a 76%. Ou seja, na base da pirâmide social, um a cada quatro pesquisados não possui celular com acesso à internet.

“Temos observado ano a ano o crescimento da proporção de usuários que acessam a rede exclusivamente pelo telefone celular”, explica Fábio Storino, coordenador da pesquisa TIC Domicílios, desenvolvida desde 2005 pelo Cetic-Br, órgão ligado ao CGI Brasil (Comitê Gestor de Internet no Brasil).

Na edição de 2014 da TIC, o desktop ainda respondia por 80% dos acessos à rede, e o celular por 76%. No ano seguinte, o smartphone assumiu a liderança, enquanto o protagonismo do computador de mesa foi diminuindo. Na última pesquisa, relativa a 2021 mas concluída em junho deste ano, ele responde por 36% dos acessos.

Para Storino, um dos motivos para o crescimento do smartphone foi a ampliação da oferta de planos mais populares. Entre 2015 e 2021, a TIC observou redução gradual da proporção de pré-pagos, que caíram de 75% para 65%. “Por outro lado, esses planos ainda são pouco acessíveis às parcelas mais pobres da população, que muitas vezes veem a franquia de dados acabar antes do fim do mês”, avalia.

Na pesquisa do Datafolha, 70% dos entrevistados afirmaram ter pacote de dados. A diferença de poder aquisitivo provoca defasagem de 19 pontos percentuais entre os mais ricos e mais pobres. Nas classes A e B, 83% possuem; na C, 71%. nas classes D e E, o percentual é de 54%.

Mobile first e 5G

Este aumento tem impacto direto em vários setores. Na hotelaria, por exemplo, as empresas têm considerado a priorização do smartphone para navegação e, assim, criou-se a necessidade de aplicar o conceito mobile first nos websites e melhorando, inclusive, seu posicionamento no Google.

Além disso, a inserção da tecnologia 5G no Brasil deve alavancar ainda mais o uso do smartphone, visto que a velocidade da conexão será maior do que a banda larga comumente usada no país.

(*) Crédito da foto: iqbalnuril/Pixabay