Com a rede 5G sendo implementadas em todo o mundo, a nova era tecnológica está à nossa porta. A rede móvel de quinta geração oferece mais velocidade, potência e coesão, e irá turbinar o comércio e a conectividade nas próximas décadas. As informações são do Skift.

Projetado para fornecer às empresas e consumidores conectividade rápida e baixa latência, o 5G pode permite uma infinidade de novas soluções, recursos e experiências do cliente – especialmente no espaço de viagens e hospitalidade.

SkiftX revela como o 5G pode impactar todas as dimensões da experiência do hotel, desde a conveniência do cliente e personalização mais profunda do hóspede, até recursos de entretenimento incríveis, reuniões e eventos aprimorados e operações simplificadas em todo o setor.

5G: impacto na hospitalidade

Veja cinco maneiras como a rede 5G irá transformar a indústria da hospitalidade nos próximos anos:

1. Melhorar a experiência do hóspede

Atualmente, a experiência do hóspede é o principal foco da indústria, com operadoras hoteleiras buscando constantemente maneiras de otimizar as estadas com novas ferramentas e plataformas digitais. O 5G permitirá que os empreendimentos revolucionem suas ofertas com serviços de última geração nos quartos e outras instalações.

A tecnologia avançada e inteligente nos quartos significa que a temperatura, as luzes, as cortinas, a TV e outras comodidades poderão ser totalmente unificadas e facilmente controláveis ​​por meio dos aplicativos móveis dos hóspedes. Pode-se imaginar, por exemplo, o uso de assistente de voz para solicitar serviço de quarto e reservar outras atividades e serviços do hotel por meio de reconhecimento de voz. IOutras inovações como a realidade aumentada podem fornecer aos empreendimentos uma gama de ferramentas para ilustrar seus serviços e transmitir informações, ao mesmo tempo que fornecem novas experiências interativas.

2. Aprimorar a personalização através de dados

À medida que as viagens começam a se recuperar, a hotelaria tem enfrentando uma competição feroz, ainda mais agora que os comportamentos e desejos dos viajantes mudaram significativamente durante a pandemia. Personalizar a jornada do hóspede ajudará os hotéis a diferenciar suas ofertas dos seus concorrentes, ao mesmo tempo que ajudará a construir experiências significativas e relacionamentos mais fortes com sua clientela.

E tecnologias como inteligência artificial e RM (Revenue Management) poderão permitir a entrega de recomendações personalizadas em tempo real para jantares, excursões e pacotes de férias, com base no perfil pessoal do hóspede e no histórico de viagens com a rede de hotéis.

3. Prover entretenimento de ponta

A realidade aumentada com tecnologia 5G poderá permitir que os hotéis vivenciem além da experiência padrão, especialmente no que diz respeito ao entretenimento desses clientes. Os hóspedes devem ser capazes de usar ‘mapas’ em realidade aumentada para navegar em grandes propriedades até mesmo antes de reservar a estada e durante o check-in.

Além disso, será possível apreciar programas de televisão em perfeita qualidade, incluindo TV sob demanda e streamings; jogar em velocidades aprimoradas para oferecer experiências virtuais quase em tempo real; e aulas de exercícios virtuais que podem chegar incrivelmente perto da experiência real. Um exemplo é a empresa de equipamentos de ginástica Aktiv, que recentemente começou a implantar sua plataforma de ginástica virtual em academias e suítes de hotéis em todo o mundo, oferecendo aos hóspedes uma experiência de exercícios online totalmente personalizável.

4. Oferecer tecnologia confiável em reuniões e eventos

A conectividade do celular e internet em salas de reuniões e conferências de hotéis tem sido um desafio contínuo para muitas propriedades, com banda larga pré-existentes que limitam as opções.

Esta tecnologia rápida irá aperfeiçoar significativamente vários aplicativos dentro do espaço de reuniões e eventos, abrindo caminho para novas experiências de realidade aumentada e virtual entre grupos e indivíduos, bem como streaming de conteúdo online e interação aprimorada com o público.

O 5G também poderá oferecer suporte a traduções de idiomas em tempo real para maior inclusão intercultural, melhorar os serviços de streaming e criar novos meios de fornecer eventos para públicos remotos. In Loco, essas redes também permitirão conectividade superior entre toda a equipe, incluindo a pessoal de segurança, reforçando a proteção do evento.

5. Acelerar as operações do hotel

Do ponto de vista operacional, com o 5G, os hotéis devem ter maior capacidade de monitorar a temperatura ambiente e a iluminação, permitindo um consumo de energia eficiente e sustentável. Novos recursos de rastreamento de ativos significam que os operadores poderão localizar facilmente equipamentos, porta-bagagens e carrinhos de limpeza. E os robôs, unificados por meio de uma rede podem ser implementados para tarefas de rotina, como limpeza de áreas comuns, segurança, serviços de entrega e orientação de convidados.

Em suma, o 5G trará uma aceleração dinâmica para o nosso mundo de conectividade, oferecendo sinergia operacional diferente de tudo o que os setores de viagens e hospitalidade já experimentaram.

(*) Créditos da foto: James Yarema/Unsplash.