A 123 Milhas solicitou à Justiça de Minas Gerais a liberação de mais R$ 23 milhões de suas contas, que estão bloqueadas, alegando a necessidade de cobrir despesas projetadas até maio. Essa nova solicitação ocorre após a autorização, emitida no dia 14 de novembro de 2023, para o desbloqueio de R$ 23,5 milhões.

A verba liberada em novembro estava destinada ao pagamento de pendências com vencimento até 29 de janeiro. No entanto, peritos e a empresa de auditoria KPMG afirmaram que a comprovação de algumas despesas do mês de dezembro de 2023 está pendente, devido à falta de documentos solicitados pela 123 Milhas.

Até o final do ano passado, a empresa havia utilizado 13,6 milhões dos 23,5 milhões liberados em novembro. A falta de comprovação refere-se à primeira liberação, enquanto a 123 Milhas busca agora mais recursos antes de esclarecer o uso da quantia anterior.  O advogado Gabriel de Britto Silva enfatiza a importância da detalhada demonstração dos gastos decorrentes do valor liberado, destacando a necessidade de rigor e legalidade nas cobranças e pagamentos, conforme informou a Veja.

Desdobramento

A 123 Milhas alega ter encaminhado os comprovantes pendentes aos peritos, mas o relatório da recuperação judicial aponta a ausência desses documentos. Mesmo diante das pendências, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais autorizou a liberação adicional de 23 milhões, destinados a despesas entre o final de janeiro e maio.

A OTA assegura ter recursos no caixa para despesas de janeiro de 2024, alegando que esses valores ainda não foram utilizados e, portanto, não geraram comprovantes, aponta o Valor. A empresa projeta utilizar os recursos desbloqueados até 29/01/2024, razão pela qual entrou com um pedido complementar no tribunal para acessar o restante da verba depositada em juízo.

(*) Crédito da foto: Estadão Conteúdo