No primeiro dia de agosto, o Copacabana Palace anunciou o restyling da piscina em celebração ao centenário do hotel. A decoração conversa harmoniosamente com a proposta do empreendimento, e não é fácil atingir tal feito. De mobília específica até paisagismo e escolha de cores, a decoração de área externa com piscina requer planejamento, pesquisa e estratégia. 

Para te auxiliar com isso, o Hotelier News conversou com duas profissionais da área para compilar 10 dicas de decoração de área externa.

decoração de área externa

Vista aérea da Área externa do Wyndham Olímpia

Geniani Tonoli, diretora de Design da Wyndham Hotels & Resorts, enfatiza que o primeiro passo para um planejamento eficiente de área externa é avaliar a categoria do hotel e quem vai utilizar aquele ambiente.

“Se for uma área de piscina voltada para a família, é essencial que os móveis sejam mais flexíveis, com menos pontas, minimizando ao máximo a possibilidade de crianças se machucarem ali, por exemplo”, pondera a executiva.

Além disso, é importante ter uma visão ampla do ambiente como um todo antes de focar nos detalhes, alerta a paisagista Luciana Bacheschi. “Parece óbvio, mas muitas vezes o foco é mais direcionado aos detalhes do que à visão geral do ambiente”, analisa.

“Olhando de longe, que coisas você quer esconder com a sua decoração? E quais deseja destacar?”, reflete Luciana. A profissional ainda ressalta o papel do paisagismo na decoração de áreas externas. Para Luciana, o recurso “veste e humaniza a arquitetura hoteleira”. 

10 dicas de decoração

Mobiliário: um dos principais apelos feitos por Geniani foi o de escolher mobília própria para área externa, com material resistente ao clima. Sim, o valor agregado desse tipo de móvel é mais alto, mas garante que o tempo de vida daquela mobília será maior, evitando novos gastos no futuro próximo. 

Fornecedores e manutenção: ainda sobre os móveis, é muito importante que os fornecedores sejam confiáveis e, principalmente, ofereçam garantia de alguns meses para os produtos. Além disso, é imprescindível que o manual de manutenção do produto seja seguido. É ele quem define a frequência e o tipo de material de limpeza que o móvel precisa, por exemplo.

Publicidade espontânea: levar em consideração que a área da piscina é o principal cenário fotográfico para os hóspedes ajuda a entender a importância de manter um bom design no local. Certifique-se de que os hóspedes tenham bons locais para tirar fotos, tanto sentados, quanto passeando pelo jardim próximo à piscina.  

Cores: tudo sobre decoração precisa contar uma história, e com as cores não é diferente. É preciso escolher tons que tenham conexão com elementos do hotel e, para Luciana, um ponto importante na hora do paisagismo é escolher plantas que têm pontos de cor, com flores e até mesmo frutos. 

decoração área externa

O Copacabana Palace conta uma nova história

Consultoria: para tomar decisões inteligentes e não desperdiçar recursos, o ideal é contar, desde o início, com o auxílio de profissionais qualificados. Essas pessoas vão te ajudar a escolher boa mobília, plantas que requerem menos manutenção, e até mesmo a decidir quais elementos da paisagem precisam ser encobertos e quais merecem destaque.

Plantas econômicas: a escolha de plantas e flores nativas, que não requerem tanto manejo e manutenção, é peça chave para minimizar os gastos e garantir que o ambiente esteja sempre apresentável. Certifique-se que as plantas são flexíveis e inofensivas, sem espinhos, para garantir a segurança dos hóspedes.

Volumetria: o tamanho dos elementos naturais precisa ser levado em consideração. Uma conversa entre plantas arbóreas, arbustivas e palmáceas é essencial para equilibrar o ambiente.

Além da visão: todos os sentidos importam. Plantas cheirosas como lavanda e alecrim são bem-vindas, assim como frutíferas que atraem a presença (e o canto!) dos pássaros. Os tecidos, apesar de precisarem ser resistentes, precisam também ser confortáveis ao toque.

Sol, sombra: uma boa área de piscina oferece ao hóspede a escolha entre aproveitar o dia na sombra, ou, aproveitar o sol. O ambiente não deve ser totalmente aberto nem totalmente fechado. Uma opção é que os guarda-sóis não sejam fixos no chão nem na mobília, podendo ser retirados sem prejuízo à imagem do ambiente nem à logística da decoração.

Plantas úteis: por fim, é importante lembrar que é possível criar, por exemplo, jardins que são repelentes naturais de insetos. Plantas como lavanda e alecrim, além de deixarem um cheiro delicioso no ambiente, afastam mosquitos e pernilongos. 

(*) Crédito da capa: Divulgação/Copacabana Palace

(**) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Olímpia Royal Hotel

(***) Crédito da foto: Divulgação/Copacabana Palace