Anunciado no final de 2019 e interrompido pela pandemia, o projeto da GCS Capital para construir um complexo turístico em Aparecida (SP) – um dos principais destinos religiosos do Brasil, movimentando cerca de 13 milhões de visitantes anualmente – é retomado com algumas diferenças. Conforme anunciado hoje (20), o espaço abrigará o primeiro empreendimento hoteleiro de bandeira e padrões internacionais da cidade, operado pela Wyndham Hotels & Resorts por meio da marca upscale de mesmo nome.

“Trata-se de um projeto único que vem atender a alta demanda existente nesse destino”, pontua Maria Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Wyndham para a América Latina. “Cada vez mais, Aparecida amplia a recepção de turistas e ter um empreendimento hoteleiro que entenda o perfil desse hóspede é fundamental”, acrescenta.

Com lançamento e início das obras previstos para janeiro e o primeiro trimestre deste ano, respectivamente, a expectativa é que o complexo já entre em operação parcial em outubro de 2023. Com conclusão projetada para dezembro de 2024, o hotel foi pensado para também ser utilizado no formato de multipropriedade, somando mais de R$ 430 milhões em VGV (Valor Geral de Vendas).

Complexo turístico

Com 187 apartamentos e um investimento de R$ 130 milhões, o Wyndham Aparecida São Paulo se encontra no topo do morro do Mirante da Santa, a 130 m (metros) de altura da Via Dutra. De lá, o hóspede tem vista de todo Santuário, pôr do Sol e região do Vale do Paraíba. A figura de 17 m da santa que dá nome à cidade e se encontra no alto do mirante será preservada e integrada ao projeto como peça central do complexo.

Além de contar com um design e arquitetura moderna, o hotel pet friendly com uma operação eco-friendly. Entre os investimentos responsáveis e sustentáveis, está o uso de energia limpa e neutralização de carbono, bem como a geração de benefícios para a comunidade do entorno.

Fora do hotel, o complexo também disponibilizará um centro comercial de conveniências, com cerca de 3 mil metros quadrados (m²) de área bruta locável. O empreendimento abrigará lojas, uma sala de cinema para 240 pessoas e espaços kids, próximos a praça de alimentação e ao museu com acervo de nível mundial ligado à história do cristianismo.

“A grandeza do projeto é trazer uma nova vida ao destino turístico Mirante da Santa, na cidade de Aparecida, para seus 13 milhões de turistas, devotos e moradores de toda a região do vale, neste eixo São Paulo – Rio de Janeiro”, alega Charluan Gamballe Correia, CEO da GCS Capital. “Implantar um empreendimento qualificado e referendado internacionalmente, neste porte, é também, proporcionar um produto de investimento diferenciado e singular para os nossos investidores”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Embratur