WTM-LA encerra 10ª edição com aumento de público e anuncia data de 2024

Durante três dias, de 3 a 5 de abril, o Expocenter Norte, em São Paulo, recebeu a décima edição da WTM-LA. No evento, estiveram presentes redes hoteleiras e todo o trade turístico, que falaram sobre novidades, desafios e perspectivas do setor como um todo. A feira, até o momento, recebeu 15.994 visitantes, número que, apesar de ainda não consolidado, já supera em 36% a edição de 2022, segundo a organização, que confirmou a data da WTM-LA 2024: de 2 a 4 de abril.

WTM-LA - Coletiva_encerramento“A WTM-LA marca a abertura do calendário do turismo e mostra o quanto é importante esse momento que estamos vivenciando, com as pessoas se sentindo cada vez mais confortáveis para retornar suas viagens e fazer o turismo girar novamente”, afirmou Daniel Zanetti, diretor da WTM-LA, em coletiva de imprensa realizada ao final do evento.

“E esse otimismo resultou no aumento significativo do número de visitantes. Andando pelos corredores, era até difícil passar. Durante os três dias, recebemos muitos feedbacks positivos, e isso não podia nos deixar mais felizes”, complementa.

A feira contou com participação de 623 expositores e a presença de representantes do turismo de diversos países. “Aqui, pudemos ver delegações de países como Itália e Egito, o que para nós é extremamente importante, pois assim conseguimos ver nossa estratégia de mostrar a América Latina para o mundo dar certo”, acrescenta Zanetti.

Otimismo

Bianca Pizzolito, gerente de Vendas do evento, destacou que o sucesso da feira ressalta que 2023 é, de fato, o ano da retomada. “É muito bom ver esse sentimento. Nesse ano, crescemos 8% em espaço vendido em relação à opção do ano passado, ou seja, tivemos mais estandes. O crescimento desse espaço é reflexo do interesse do mercado”, ressalta.

“Além disso, o turismo responsável foi uma das premissas do nosso evento. Por isso, investimos em diversas ações, como a integração ainda mais forte da tecnologia para reduzir o uso de papel e, consequentemente, os impactos ambientais”, acrescenta Bianca.

A tecnologia, aliás, foi um dos destaques dessa edição da WTM-LA. O sistema de captura de leads foi aprimorado, para as empresas mensurarem com quem estão falando e fazer follow-ups mais precisos. “Nosso sistema esteve ainda mais inteligente nessa edição, indicando de forma assertiva os produtos de acordo com as preferências dos visitantes”, finaliza Zanetti. (Por Lucas Barbosa)


Costão do Santinho alinha propósito voltado para experiência e hospitalidade

Marcando presença no estande da Resorts Brasil da WTM-LA, o Costão do Santinho apresenta seu novo propósito ao mercado. Com o slogan “ celebrar a vida, criando experiências inesquecíveis que nutrem o corpo, a mente e o espírito”, o empreendimento catarinense reforça seu compromisso com ações imersivas para colaboradores durante todo o mês de abril.

O conceito é resultado de um trabalho de pesquisa e conversas – tanto com o público interno, como tendências de mercado de serviços – e reafirma o protagonismo do Costão em seu segmento, com foco na integralidade do ser humano.

O propósito é baseado em pilares como: Natureza, Pessoas, Gastronomia, Cultura, Estrutura e Entretenimento. Em entrevista ao Hotelier News na WTM-LA, Daniela Rocco salienta que o DNA do resort precisava ser reforçado para os times. “Fizemos um trabalho interno de conscientização das equipes, focado em tendências de mercado que vão de encontro com os nossos pilares”, revela a diretora Comercial de Marketing da propriedade.

A executiva destaca a missão do empreendimento como local de acolhimento dos hóspedes e desenvolvimento de pessoas. Para o cliente final, a mudança vem por meio de experiências e atenção aos pequenos detalhes da hospitalidade.

“Queremos levar esses pilares aos nossos hóspedes com um atendimento hospitaleiro, sorriso no rosto e serviço humanizado”, acrescenta a diretora. “Também estamos revendo iniciativas e pontos de contato com o cliente, sempre valorizando o atendimento, que é o nosso diferencial”, pontua Daniela.

Daniela Rocco

Alta temporada

Com o fim do primeiro trimestre, o Costão do Santinho encerra o período com 90% de ocupação. Nos próximos meses, o foco do resort será a programação temática de inverno, trazendo experiências gastronômicas e entretenimento aos hóspedes, além de receber uma grande demanda de eventos.

“Temos uma boa procura por eventos de diversos segmentos, com uma recuperação robusta do segmento. O lazer continua aquecido, com antecedência de compra de 90 dias, enquanto os eventos estão com antecipação de 60 dias”, complementa Daniela.

O resort também observou o retorno de visitantes internacionais, que representaram 30% da ocupação nos meses de janeiro e fevereiro. “Recebemos uma grande demanda de argentinos, além de chilenos, uruguaios e paraguaios”, finaliza a diretora. (Por Nayara Matteis)


 OTA Insight mira expansão da base de clientes para 2023

Quem está com metas ambiciosas para este ano é a OTA Insight. Isso porque a empresa visa expandir em 45% sua base de hotéis na América Latina. No Brasil, especificamente, o percentual de crescimento pretendido para este ano é de 32%, segundo Ricardo Souza, team leader Latam da companhia.

“A OTA Insight tem uma expectativa muito alta, porque estamos vindo de um ano no qual crescemos mais de 40% no mercado latino e quase 37% aqui no Brasil. Assim, ampliamos nosso escritório, base de suporte e queremos expandir nossa base de clientes na região”, explica em entrevista ao Hotelier News.

“Em termos de América Latina, hoje temos mais de 3 mil hotéis na base, e queremos chegar a mais de 4,5 mil até o final do ano, principalmente no Brasil, México e Colômbia”, complementa.

Novidades

Uma das novidades mais recentes da OTA Insight, também apresentada na WTM-LA, foi o lançamento da plataforma Rate Insight+, com dados fundamentados sobre short-term rentals. “Hoje, cada vez mais, uma preocupação na maioria dos hotéis é conseguir monitorar o que está acontecendo neste segmento, porque há um inventário cada vez mais crescente desses modelos de negócios em todos os mercados do Brasil”, explica o executivo.

“Por isso, há cada vez mais disputa entre os clientes, se eles querem ficar em um hotel ou acomodação alternativa. O Rate Insight+ é a primeira ferramenta do mundo que inclui, ao mesmo tempo, tanto preços de hotéis, quanto acomodações alternativas”, acrescenta.

Além disso, a empresa irá unificar suas duas ferramentas de business intelligence. “Hoje, temos duas ferramentas de B.I. para hotéis, e iremos unificá-las em uma única plataforma. No terceiro trimestre desse ano, iremos lançar uma solução com B.I. integrado, ajudando todo o mercado. E estamos muito felizes por poder compartilhar isso com o público da WTM-LA”, finaliza. (Por Lucas Barbosa)


Fazzenda Park Hotel implementará sistema VIP inclusive no 1º semestre

Com resultados históricos em 2022, o Fazzenda Park Hotel mantém seu legado positivo no primeiro trimestre de 2023. O resort catarinense apresentou alta de receita de 60% frente ao mesmo período no ano passado, com incremento de 30% em diária média e 24% de ocupação. Prestes a completar 25 anos de atividade, o empreendimento tem grandes novidades para os próximos meses.

“Janeiro foi o melhor mês da história do Fazzenda Park Hotel, com ocupação que chegou a 96%. Em maio, completamos 25 anos de operação e vamos celebrar com a implantação do sistema VIP inclusive — com todas as bebidas inclusas servidas no restaurante principal”, explica Antonio Coradini, gerente Comercial e de Marketing do resort, presente na WTM-LA.

O novo modelo contempla tanto bebidas alcoólicas quanto não alcoólicas. Apesar da mudança, Coradini garante que o tarifário não sofrerá alterações. “Será um upgrade definitivo em nossa entrega. Todas as categorias do Fazzenda Park serão vendidas neste sistema sem custos adicionais, mas sim como valor agregado aos nossos serviços”.

Para equilibrar a balança, o executivo explica que os custos serão abatidos com as vendas do novo bloco de apartamentos. “Vamos ter a entrada de mais UHs. Hoje, operamos com 262 apartamentos e, aos poucos, mais acomodações serão entregues com uma categoria superior. Este é o primeiro passo para nos tornarmos um resort totalmente all inclusive”, adianta.

Expansão

O Fazzenda Park Hotel abrirá mais 168 apartamentos, em um bloco com restaurante e recepção, além da área administrativa do empreendimento. Em um prazo de dois anos, o resort contará com a entrega total de 560 UHs.

Segundo Coradini, o próximo passo é a construção de um centro de eventos com capacidade para receber até 1 mil pessoas, mas ainda sem data de início de obras ou orçamentos traçados. (Por Nayara Matteis)


Clara Resorts reforça foco em ESG

A ideia de um turismo mais sustentável já é uma realidade em toda a cadeia do turismo. Na hotelaria, as redes estão desenvolvendo iniciativas para diminuir os impactos de suas operações. Na Clara Resorts, que está participando da WTM-LA, diversos esforços estão sendo realizados neste sentido.

Segundo Aline Furtuoso, executiva de Vendas da empresa, as duas unidades, nas cidades paulistas de Ibiúna e Dourado, estão promovendo experiências com maior sustentabilidade e contato com a natureza.

“Nossas unidades contam com muita área verde. Nosso foco principal é atender às famílias e promover maior contato com a natureza. A unidade de Ibiúna tem várias atividades aquáticas, com monitoria. Em Dourado, temos cachoeira, tirolesa, arvorismo e rapel”, destaca em entrevista ao Hotelier News.

Iniciativas sustentáveis

Aline afirma que, acompanhado dessas experiências, estão os investimentos em inciativas sustentáveis. “Estamos trabalhando muito em ESG, para entrar no âmbito sustentável. A Clara Resorts tem o menor nível possível de emissão de poluentes, não trabalhamos com materiais descartáveis, temos filtro de água natural em todas as unidades habitacionais, e são esses esforços que estamos apresentando aqui na WTM-LA”, pontua.

“Em Ibiúna, convertemos nossa taxa social, que é voluntária no check-out, como retorno para a associação que cuida da preservação da represa. São diversas iniciativas que adotamos para reduzir os impactos ao meio ambiente”, finaliza. (Por Lucas Barbosa)


Grupo diRoma prevê abertura de nova unidade em julho deste ano

A família do Grupo diRoma vai crescer em 2023. Conforme anunciado em meados do ano passado, a rede ganhará mais uma unidade — chegando a 14 empreendimentos em Caldas Novas (GO). Com previsão de abertura em julho, o Spazzio diRoma marca a fase final de um ciclo de modernizações e ampliações dos hotéis da empresa.

O Spazzio diRoma chega ao mercado com certo atraso por conta das consequências da pandemia. Todavia, os problemas não ofuscaram o sucesso de vendas do empreendimento, que deve alcançar nos próximos meses os 30% estimados para o pool — sendo 45% das comercializações realizadas no lançamento, em janeiro de 2018.

Para 2024, a rede terá mais um incremento na oferta de acomodações com o Bloco D do Thermas diRoma, que acrescentará 115 apartamentos ao empreendimento, somando 448 UHs distribuídas em quatro blocos.Desta forma, o Grupo diRoma mantém posto de um dos maiores grupo hoteleiro do Centro-Oeste, com de 3.828 quartos administrados até 2019, 4.143 apartamentos até o final de 2023 e 4.258 em 2024.

Marcos Faria

Perfil da retomada

Presente na WTM-LA, Marcos Faria explica que a ocupação da rede ficou na casa dos 80% em 2022. O promotor de Feiras e Eventos salienta que o Thermas diRoma foi destaque em termos de volume de hóspedes por se tratar de um empreendimento central, maior e com áreas verdes.

Faria ainda comenta que a empresa observou aumento em sua lucratividade após a implantação de placas de energia solar em suas propriedades — fator que abrandou as contas de energia elétrica — um dos principais custos da operação. “Com a adesão, estamos zerando nossas despesas nesse aspecto”.

Sobre a demanda, o executivo revela que Minas Gerais segue como o maior mercado emissor de hóspedes de lazer do Grupo diRoma. Outro nicho de mercado relevante são as excursões rodoviárias, que representam 60% da ocupação das unidades da rede.

“Caldas Novas é o segundo maior destino rodoviário do Brasil, perdendo apenas para Aparecida do Norte. Muitas vezes, chegam cerca de 300 ônibus na cidade. Nossa rede possui muitos apartamentos, logo, é difícil atingir a ocupação máxima apenas com o particular”, finaliza Faria. (Por Nayara Matteis)


Iberostar celebra o retorno do internacional, mas ainda depende do aéreo

Após um ano histórico em 2022, catalisado principalmente pelo turismo doméstico, a Iberostar Hotéis & Resorts comemora o retorno de sua demanda internacional nos empreendimentos brasileiros. Segundo João Abegão, diretor Comercial da rede para o Brasil e América Latina, a retomada traz otimismo, mas a malha aérea segue como um empecilho.

“Observamos um retorno mais consistente de estrangeiros no primeiro trimestre de 2023, com destaque para o mercado argentino nos meses de janeiro e fevereiro. Hoje, nossa demanda internacional representa entre 15% e 20% do público da Iberostar, dependendo do mês”, revela o executivo durante a WTM-LA.

Por conta da falta de conectividade, Abegão explica que os visitantes estrangeiros estão chegando com maior facilidade aos empreendimentos da Bahia. “No Grand Amazon, a malha aérea ainda é muito tímida. Conseguimos recuperar um voo dos EUA e agora abrimos um que vem de Bogotá. Entretanto, as rotas europeias não retornaram, o que nos deixa de certa forma reféns da demanda nacional”.

João Abegão

Grupos e incentivos

Outro segmento que fez a diferença para a Iberostar são os grupos de incentivo. O diretor conta que o nicho de mercado foi crucial para manter a ocupação durante os períodos de baixa temporada — principalmente entre os meses de março e julho.

“Com os cancelamentos de 2020 e 2021, muitos grupos foram realocados para 2022. Esse período de baixa temporada nos ajudou bastante, pois fizemos um trabalho de Mice forte nos últimos anos e conseguimos essa presença do público brasileiro nos meses em que o lazer tem quedas significativas”, salienta Abegão.

Por fim, o executivo afirma que os maiores mercados emissores de hóspedes brasileiros são os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além da Bahia. (Por Nayara Matteis)


Louvre-Hotels Group Brazil realiza mudanças estruturais e corporativas

Participando da décima edição da WTM-LA, que está em seu terceiro e último dia, o Louvre Hotels Group-Brazil está fazendo, em 2023, uma série de mudanças estruturais e corporativas. Segundo Paulo Michel, CEO da rede, o objetivo da iniciativa é, principalmente, incrementar a diária média nos empreendimentos.

“São mudanças que estamos fazendo corporativamente e nos hotéis também. O Royal Tulip Brasília, por exemplo, foi totalmente reformado, com investimento de R$ 10 milhões, fazendo a propriedade dar um salto enorme de qualidade. No Golden Tulip Goiânia, foi feito um restaurante novo e cerca de 30% dos quartos já foram renovados. É um reposicionamento desse produto, que contribui consideravelmente para atingirmos nossa meta, que é aumentar as tarifas”, disse o executivo em entrevista ao Hotelier News.

“Se pegarmos o exemplo do Royal Tulip, tivemos incremento de diária em torno de 40% por conta dos apartamentos renovados. Já em Goiânia, esperamos que o aumento das tarifas seja entre 20% e 30%, além do crescimento da ocupação, porque empreendimentos que estão sempre atualizados atraem sempre mais hóspedes”, completa.

Outras mudanças

Ainda segundo Michel, as renovações estão sendo realizadas também nos demais produtos do grupo hoteleiro. “Todos os outros estão fazendo novidades. Em Campos de Goytacazes (RJ), foi inaugurado um bar no lobby, mudando completamente o ambiente de chegada. Em Macaé, também inauguramos um espaço gastronômico assinado por um chef, que traz um diferencial para o hotel”, diz.

WTM-LA - Paulo_Michel“No empreendimento de Vitória, estamos investindo no retrofit dos quartos e também colocamos um bar no lobby. Ou seja, nossa grande aposta tem sido Alimentos & Bebidas, porque nosso cliente fica muito dentro hotel, e temos conseguido atingir um ganho muito considerável nesse segmento, o que normalmente os hotéis não conseguem. Nossa margem de ganho tem sido em torno de 30%, na rede como um todo”, acrescenta.

O CEO do Louvre Hotel Group-Brazil ressalta ainda, que todos os espaços gastronômicos são abertos para o público externo, justamente por conta desse objetivo de atingir maior receita nesse segmento. “Sempre são abertos a passantes, e a ideia é justamente essa, para que o cliente de fora e local venha provar nossas opções”, conclui.

“Em breve, iremos lançar um programa de fidelidade para os gerenciadores de reservas das empresas e agências. Essas recompensas serão concedidas por meio de um cronograma de fidelidade exclusivo para os parceiros. Devemos lançar essa iniciativa entre 30 e 45 dias”, explica Michel.

Perspectivas

O executivo explica, em sua participação na WTM-LA. que a venda direta é extremamente importante para a rede, pois diminui os custos de distribuição. “Dessa forma, queremos crescer pelo menos 10% na nossa reserva direta. Acredito que 2023 será um ano bastante desafiador para nós, e nossa meta é aumentar a receita em 20%”, afirma.

“Nosso orçamento para o segundo semestre é desafiador, porque estamos concentrados principalmente neste período, que historicamente é sempre maior para a rede por conta dos eventos. É uma meta difícil, mas a gente vai chegar lá”, finaliza. (Por Lucas Barbosa)

(*) Crédito da capa: Lucas Barbosa/Hotelier News

(**) Crédito das fotos: Lucas Barbosa e Nayara Matteis/Hotelier News