Foram recordes atrás de recordes ao longo de 2023. E o balanço do ano passado não poderia ser diferente. O Vogue Square Fashion Hotel by Lenny Niemeyer, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, encerrou o período com alta em todos os seus indicadores, consolidando o bom momento do empreendimento administrado pela XR Advisor.

Pela primeira vez na história, o hotel conseguiu atingir a marca de R$ 31,9 milhões em receita bruta, com seus 222 apartamentos de categoria upscale. “Essa é a prova que é possível inovar na gestão hoteleira, assumir a liderança do setor, sem pagar altas taxas a operadoras que não se preocupam com o ativo, invariavelmente”, comenta Rodolfo Oliveira, CEO da XR Advisor.

O empreendimento adota uma gestão independente baseada em governança corporativa, asset management e revenue management. De acordo com os indicadores do ano passado, o empreendimento assumiu a liderança do market share em sua categoria na região da Barra da Tijuca, com crescimento de cerca de R$ 4,5 milhões em faturamento de 2022 para 2023, ou seja, uma alta de 16%.

Já a diária média aumentou 18%, ultrapassando a barreira dos R$ 447. No que se refere a RevPar, a unidade registrou um avanço de 11% de um ano para outro. “Números são a melhor evidência para validar uma gestão focada em entregar resultados aos investidores”, diz Oliveira.

Em entrevista à reportagem do Hotelier News, o executivo salienta que os bons resultados são frutos de um trabalho engajado com pessoas, processos e tecnologia. “Não existe mágica. Aproveitamos as oportunidades com uma precificação adequada, boa gestão do ativo e qualidade de equipe”.

Mesmo com o recorde de receita, o Vogue Fashion Square aponta para festividades de fim de ano aquém do esperado. “Tivemos um resultado ok para o Natal e Ano Novo, mas a hotelaria do Rio como um todo sentiu essa queda, já que a ocupação na cidade foi de 87,13% na virada. Ainda estamos tentando entender quais fatores colaboraram para esse cenário”, acrescenta Oliveira.

Retomada

O empreendimento até meados de 2021 tinha um resultado deficitário, com uma ocupação média de 30%. Atualmente, ultrapassa constantemente os 70% de ocupação média, com picos de 97%, como ocorreu em alguns dias de novembro. No período, o Vogue Fashion Square sentiu o efeito Taylor Swift, que movimentou a hotelaria das capitais por onde a loirinha passou, resultando em faturamento de R$ 3,8 milhões para o hotel da Zona Oeste.

Oliveira ainda destaca os aportes injetados na infraestrutura da propriedade. “Os investimentos na revitalização do hotel, que recebeu investimento de R$ 6 milhões, o reposicionou e auxiliou a reconquistar os hóspedes”. Um dos destaques é o rooftop do Voque Fashion Square, que une arte, gastronomia e entretenimento.

Para 2024, a expectativa é otimista, uma vez que o empreendimento já sinaliza alta ocupação para o Carnaval e o Rio de Janeiro receberá mais uma edição do Rock in Rio.  “Vamos buscar evoluir a diária média, aumentando a margem líquida. Estamos investindo no ativo, ao mesmo tempo em que o complexo Vogue Fashion Square também tem apresentado novidades”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Voque Fashion Square Hotel