Em março, o setor de viagens corporativas registrou faturamento de R$ 1,1 bilhão, segundo dados da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas). Com o resultado, o segmento chegou à receita de R$ 3,2 bilhões no primeiro trimestre de 2024, acima do mesmo período de 2023 (R$ 3,1 bilhão) e 2019 (R$ 2,5 bilhão).

Na hotelaria, que registrou 928,6 mil room nights em março, a marca que lidera o ranking é a Accor, com 39,9% do share. O setor rodoviário é outro destaque e mantém o histórico de crescimento, chegando a um aumento de 14% na receita, demonstrando avanço constante, em função dos valores elevados das passagens aéreas e da substituição da primeira modalidade de transporte.

No período, a Localiza perdeu três pontos percentuais em seu share de faturamento, após a decisão unilateral da locadora de veículos, que alterou o modelo comercial com as agências. Segundo a Abracorp, que acompanha mensalmente o desempenho de 11 setores que compõem as viagens corporativas, esse espaço foi ocupado principalmente pela Movida, com crescimento quase na mesma proporção.

“Outro número importante é que três pontos percentuais para a Movida representaram crescimento de quase 20% no número de diárias e 33% em faturamento”, diz Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp.

Outros dados

Nas empresas aéreas, a Latam se manteve na primeira posição do ranking de bilhetes aéreos emitidos, com 36,2%, seguida pela Azul, com 33,4%. A Gol ficou na terceira posição, com 30,3%. “É o segundo mês de liderança da Latam e o primeiro da Azul na segunda posição. Vemos que o cenário no qual Latam lidera o mercado corporativo tanto no nacional, quanto no internacional, se consolidou”, reforça Machado.

Em fevereiro, os estudos já demonstraram que a Latam chegou a 36,4% no volume de bilhetes vendidos, crescimento de quase 20% em relação ao mês de janeiro. A Gol, por outro lado, fechou fevereiro com 32,2%, recuo de 16% ante o mesmo período.