A hotelaria de Salvador vem em uma sequência de crescimentos em 2024. Em fevereiro, o setor vivenciou altas de ocupação e diária média — cenário que se repetiu em março. De acordo com dados da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia), a capital do estado manteve sua tendência de valorização de diárias em abril, com incremento em todos os indicadores.

No período, a taxa de ocupação chegou a 54%, índice semelhante a abril de 2023 (54,06%). A diária média no mês foi de R$ 561,56, resultando em um RevPar de R$ 303,23. A receita média cresceu cerca de 11,4% em relação ao ano passado.

Considerado um período de baixa temporada no lazer, abril foi impulsionado pela realização de eventos, com ocupação nos dias de semana (54,14%) foi ligeiramente superior à dos finais de semana (53,62%). Pelo mesmo motivo, a ocupação média nos quatro polos hoteleiros de Salvador foi bastante semelhante: Barra Ondina (59,87%), Centro Histórico (49,85%), Pituba-Tancredo Neves (50,51%) e Itapuã- Stella Maris (57,52%).

O segundo trimestre do ano é o de menor demanda para o turismo na cidade, e historicamente abril, maio e junho têm as médias mais baixas de ocupação. Em 2024, abril teve, ainda, um calendário sem feriados prolongados, ao contrário do que ocorre normalmente no mês, trazendo maiores desafios para a atividade.

Primeiro quadrimestre

Comparando a ocupação hoteleira do primeiro quadrimestre deste ano (62,99%) com a do ano anterior (61,62%) é possível confirmar a tendência de gradual crescimento, muito embora esses resultados ainda não tenham atingido as médias observadas nos períodos pré pandemia, a exemplo do primeiro quadrimestre de 2018 (68,40%) ou 2019 (66,56%).

“Com o fim do verão e da alta estação, torna-se claro que a cidade depende do turismo corporativo e de uma agenda de grandes eventos e congressos capazes de trazer fluxo de viajantes, crucial para a manutenção da demanda na rede hoteleira ao longo dos próximos meses. A melhoria da malha aérea e ações de divulgação do destino se tornam todavia mais estratégicos nestes meses de grandes desafios”, afirma Wilson Spagnol, presidente da ABIH-BA.

(*) Crédito da foto: Pixabay