Três perguntas para: Philippe Patay
20 de maio de 2024Philippe Patay é um grande apreciador de atividades físicas. Por isso, o ciclismo de longa distância está entre seus principais hobbies. Além disso, o diretor de Operações da Hotelaria Brasil ouve música sempre que pode, principalente rock e blues, trilha sonora que também o acompanha nas pedaladas do dia a dia. Por último, mas não menos importante, adora passar o tempo livre com a esposa e os filhos.
O executivo é formado na primeira turma de Hotelaria do Campus Águas de São Pedro do Senac. Sua formação também conta com pós-graduação em Gestão de Manutenção pela Unianhanguera. Em sua trajetória, tem passagens por Meliá Hotels International e Accor. Em 2024, completa 20 anos de atuação na Hotelaria Brasil, tendo ocupado diversas funções, como gerente geral de hotéis, gerente regional e nacional de Operações, até chegar à diretoria do departamento.
Convidado de hoje (20) do Três perguntas para, Patay fala ao Hotelier News sobre estratégias e expansão. Confira!
Três perguntas para: Philippe Patay
Hotelier News: Recentemente, a Hotelaria Brasil anunciou que expandirá seu portfólio de multipropriedade ao longo de 2024. Como estão as expectativas da companhia para este projeto?
Philippe Patay: A Hotelaria Brasil, ao longo de seus mais de 20 anos de mercado, se especializou na gestão de serviços de hospitalidade, para diversos segmentos do mercado. Isto nos possibilitou implementar empreendimentos com características diversas e prover soluções para vários players diferentes no mercado, desde gestão integrada de hotéis, malls, rooftops, espaços de eventos e praças de alimentação a serviços integrados em condomínio, pool, multipropriedade e timeshare.
Mapeando o crescimento da multipropriedade no Brasil, em 2019 criamos a Ventura Resorts, empresa especialista e atuante na gestão de empreendimentos deste modelo, com operações em várias regiões do Brasil. Entendemos que as propriedades desenvolvidas neste segmento possuem muita sinergia com a gestão hoteleira e com a estrutura de resort.
A partir desta experiência, atuamos no desenvolvimento do projeto, viabilidade econômica, pós-venda, relação com os cotistas e administração da gestão integral da multipropriedade, incluindo o A&B e o pool de semanas. Entre os pilares da Hotelaria Brasil, destacam-se o acolhimento e generosidade, aliados à transparência, compromisso com a entrega e gestão de performance. Identificamos um nicho de mercado importante e que está totalmente alinhado com o que gostamos e sabemos fazer. Partindo deste ponto, investimos energia e desenvolvimento na consolidação de parcerias e, ao final deste ano, inauguraremos o terceiro empreendimento nesse modelo de negócio administrado pela Ventura Resorts.
HN: Há quase um ano à frente da diretoria de Operações da Hotelaria Brasil, quais principais êxitos e desafios que você consegue elencar?
PP: Diante da reestruturação que nossa empresa vem passando no período pós-pandemia de Covid-19, tempos tão complicados para todos, após o primeiro ano à frente de nossas operações muito já foi feito, como a reconstrução das equipes, planejamento estratégico, desenvolvimento de novas plataformas digitais de suporte às operações, além da promoção de membros do time para assumirem nossos desafios e atualização de nosso DNA. E ainda há muito por vir, como a criação da nossa central de férias, que dará suporte exclusivo aos investidores cotistas de nossas multipropriedades, remontagem da nossa central de reservas, desenvolvimento de um RMS, mapeamento da nossa equipe de gerência média para suporte ao nosso crescimento, preparação para as implantações de novas operações em todas as regiões do Brasil, entre outras iniciativas.
Mas, refletindo mais detalhadamente sobre este questionamento, o que traduziria os êxitos deste período? E a resposta, acredito que passa pelos novos empreendimentos que chegaram e estão chegando ao nosso portfólio ao longo de 2023, 2024 e 2025. Um que destacamos é o Ramada Manaus, que assumimos em março de 2023 com o grande desafio de reposicionar nos mercados amazonense e nacional. Após um longo trabalho em parceria com a equipe local, investidores e bandeira, estamos começando a colher os frutos.
Destaco também o mercado de Brasília. Em abril, inauguramos nosso segundo empreendimento na capital federal, o Tryp By Wyndham, com 264 apartamentos. Com nosso esforço, junto à dedicação da equipe local, liderada por Segundo de Almeida, acabamos de assinar mais um contrato para gerir o futuro Wyndham Garden, com mais 424 apartamentos, que se somarão ao nosso portfólio na cidade.
O empreendimento está em fase final de retrofit, com previsão de abertura para o segundo semestre de 2024. Mais um destaque deste período foi a nossa chegada a Ribeirão Preto (SP) com nossa marca Matiz Hotéis. Encontramos um produto muito deteriorado pelos anos de uso, sem a adequada conservação e com baixo desempenho financeiro. Neste ano que passou, fizemos um trabalho incansável de recuperação por meio de ações como treinamento da equipe e recomposição da liderança local. Um esforço muito grande foi feito para nos reaproximar dos investidores, e estamos nos preparando para nestes próximos dois meses entregar uma distribuição recorde do empreendimento, considerando todo o seu período de operação.
Destaco também nossa chegada ao estado do Piauí, mais precisamente no Delta do Parnaíba, na praia do Atalaia, em Luiz Correa, com um produto misto entre condomínio e multipropriedade. Ainda em 2023, inauguramos nosso segundo empreendimento com a marca lifestyle I AM Design Hotel, na cidade de Itapema (SC), uma unidade mista que congrega condomínio, pool de apartamentos e multipropriedade.
Muitos desafios foram vencidos por meio da preparação para o futuro. Considerando toda a nossa expertise ao longo dos últimos 20 anos de atuação, estamos hoje em franca utilização de nossas técnicas de gestão, que podem ser aplicadas em empreendimentos de diversos modelos. Iniciamos na cidade de São Paulo nossa primeira gestão de short-term rental, testando o modelo e melhores práticas antes de apresentar ao mercado nossa vertical de atuação. Ainda na fase de teste, considerando os resultados obtidos, já temos algumas sondagens de novos negócios e negociações avançando nesta nova modelagem.
Por último e não menos importante, neste período criamos nossa startup Unna Hospitality, sob a liderança da Karol Garrett. Desenvolvemos a modelagem, implementamos 100% do nosso manual operacional e diversas soluções para atender aos hoteleiros independentes e pequenas redes hoteleiras. Levamos o conceito da Unna ao belíssimo Hotel Trento, na cidade de Guaíra (PR), e estamos com várias negociações em andamento adentrar nos mercados mineiro, paulista e fluminense.
HN: Quais estratégias vêm sendo desenvolvidas no sentido de manter altos os níveis de qualidade nas operações da companhia?
PP: Esta é uma ótima pergunta. A Hotelaria Brasil, antes de mais nada, é uma empresa que conta com profissionais de alta performance em seu time e possui um clima organizacional muito favorável para o desenvolvimento de nosso trabalho. Esta característica de nossa empresa faz com que os desafios que se apresentam em nosso dia a dia se tornem uma espécie de prova de ciclismo (eu explico). Num tour de France, por exemplo, só é possível que o ciclista tenha êxito porque existe um pelotão de revezamento onde a cada momento um dos ciclistas está fazendo força à frente do grupo e “puxando” a turma, rompendo a barreira do vento que está pela frente. E assim os componentes do pelotão vão se revezando em uma estratégia muito bem pensada para que a equipe vença a prova.
Em nossa empresa, temos um time com muitas características de uma equipe de ciclismo. Todos estão sempre atentos e disponíveis para não só assumirem suas atribuições, mas como também darem suporte ao seu colega no momento que for. Isto nos traz uma competência crucial para a companhia, que é a sinergia e parceria entre as pessoas, sempre orientadas e focadas em nossos clientes, funcionários e investidores.
Outro ponto muito importante é o constante investimento em tecnologias que nos ajudem a acelerar a tomada de decisões e levantamento de dados de nossas gestões. Um projeto piloto para prestação de contas em tempo real aos nossos investidores está em desenvolvimento e já acontecendo em um de nossos hotéis de Brasília.
Além dos pontos citados acima, a transparência nos resultados apresentados aos investidores e conselhos de nossos hotéis, de forma personalizada, somada a um relacionamento próximo e muito direto com nossos contratantes, nos traz um diferencial em relação aos concorrentes, considerando que qualquer solicitação feita pelos investidores é atendida praticamente em minutos.
Esta percepção de preocupação com atendimento, transparência e cuidado está sendo medida em operações que assumimos recentemente, com investidores muito machucados de gestões anteriores. Estes investidores têm se manifestado em nossas reuniões de forma muito contundente, destacando este aspecto da nossa gestão, somado ao suporte que oferecemos a gestão local.
Resumindo o fator do nosso sucesso, temos: equipe, sinergia, gestão próxima ao investidor, suporte à operação local, cuidado com as equipes, desenvolvimento de novas tecnologias e uma incansável busca pelos resultados, medidos pela distribuição. Este é o sucesso da performance de nossos empreendimentos.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotelaria Brasil