Inaugurado oficialmente em 2023, o Villa d’Ozio traz o conceito de casa de praia ao setor hoteleiro de Itajaí (SC). Com uma proposta intimista, o empreendimento inicia 2024 com mudanças operacionais que prometem atrair e fidelizar clientes. Buscando ganhar o hóspede pelo estômago, a propriedade faz da gastronomia uma de suas grandes apostas após a abertura de seu restaurante para o público externo.

Localizado na Praia Brava, o Villa d’Ozio tem um restaurante homônimo baseado na gastronomia criativa. Sem a necessidade de reservas tanto para o almoço quanto para o jantar, o espaço gastronômico ganha mais protagonismo dentro da estratégia do hotel boutique. Já o café da manhã, também disponível para passantes, pode ser degustado mediante reservas.

O menu assinado pelo chef Jean Carlos oferece opções que realçam pratos da colonização regional europeia, inspirados na cozinha mediterrânea e referências italianas, com opções de carnes nobres, frutos do mar e também pratos vegetarianos.

Em entrevista ao Hotelier News, Ronaldo Jansson Júnior, diretor do Villa d’Ozio, explica que o restaurante abriu junto ao hotel, mas antes estava disponível apenas para hóspedes. Com a estruturação interna do departamento de hospedagem, chegou o momento de expandir os serviços para além das paredes da propriedade.

“Contratamos mais três funcionários, estruturamos os serviços, mas não elevamos a capacidade. Nosso salão comporta 26 pessoas sentadas. Recebemos muitos hóspedes que gostam da nossa gastronomia e convidam amigos para jantar aqui. Foi uma demanda do próprio cliente essa abertura”, conta Júnior.

Villa-dOzio-interna

Hotel boutique traz conceito de casa de praia

O diretor destaca que a fidelização está entre as metas da expansão do serviço, além de agregar no ticket médio em 20%. “Estamos realizando um trabalho de formiga, pois prezamos pela qualidade e atendimento. Optamos por fazer algo gradativo, com foco na fidelização”.

Júnior acrescenta que a demanda de hóspedes dentro do restaurante varia de acordo com a sazonalidade. Na alta temporada, o cliente tende a explorar outras opções gastronômicas no destino, enquanto em períodos de baixa muitos optam por permanecer no hotel.

“Também promovemos eventos com marcas consagradas. Realizamos jantares com menu degustação que nos impulsionaram a abrir o espaço para os passantes. Temos um clube do vinho que vem lotando o hotel até abril nos dias do encontro. Acreditamos que o restaurante pode ser um grande divulgador do Villa d’Ozio, que agrega na experiência e nos torna mais competitivos”, avalia o executivo.

Mudanças no menu

O cardápio do restaurante cresceu em cerca de 15%, com novas opções de pratos e elementos que remetem a região. “Ampliamos nossa variedade de entradas, além de uma sugestão a mais de bacalhau e proteínas”, conta Júnior.

Nas entradas, um dos destaques é a Puglia, composta por burrata, tomates tostados, pesto, pães artesanais produzidos no próprio hotel com farofa de castanhas e alho. Entre as diversas opções de pratos principais do cardápio, o chef destaca dois como suas grandes criações. “Todos têm sabores únicos e são resultado de muito estudo e combinações de ingredientes nobres que priorizam produtores da nossa região, mas os que eu sempre recomendo para os clientes provarem são o La Busara e o Porto Ciervo”.

O La Busara é um prato elaborado com camarões em creme fresco, cebolas douradas, alho assado, vinho branco e pimenta vermelha. Já o Porto Ciervo é um gnocchi tostado com cogumelo em fonduta de queijo de cabra. Cannoli de chocolate e laranja, Tiramisù e uma Panna cotta são opções de doces.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Villa d’Ozio