Ao identificar uma lacuna de oferta de hospedagem de alto padrão em Itajaí (SC), Ronaldo Jansson Junior tirou um projeto antigo do papel. O empresário transformou sua propriedade, localizada na Praia Brava, em um empreendimento boutique com a proposta de oferecer uma experiência de “casa de praia”, com foco no público adulto. O Villa d’Ozio Hotel e Cucina, na verdade, iniciou sua operação em dezembro de 2021, mas optou por abrir as portas oficialmente apenas em 2023.

Com investimentos na ordem dos R$ 52 milhões, o hotel com vista para o mar é um sonho antigo do proprietário. Em entrevista ao Hotelier News, Junior explica que o imóvel foi montado ainda no início dos anos 2000, entretanto, ele preferiu esperar o aquecimento do turismo na região para colocar seus planos em prática.

“Seguramos o projeto esperando o bom momento do turismo em Itajaí, principalmente para o mercado de luxo. Começamos a operar no final de 2021, fazendo um trabalho interno de estruturação com foco na experiência do hóspede. Preferimos adotar uma estratégia mais cautelosa antes de divulgar para o mercado”, conta o proprietário.

Após um ano de construção de know how, o Villa d’Ozio se apresenta como um hotel intimista e privativo, ideal para momentos a dois, com projeto arquitetônico e design de interiores assinados por escritórios e artistas brasileiros.

“Tivemos um evento que recebeu celebridades em Itajaí em dezembro de 2021. Como um dos organizadores é um amigo pessoal, ele me pediu que abrisse o hotel para receber os convidados. Como o Villa d’Ozio estava pronto, iniciamos a operação”, revela Junior.

De acordo com o empresário, o primeiro ano de atividade do empreendimento surpreendeu positivamente, com ocupação alta e acréscimos de faturamento entre 2021 e 2022. “Em 2022, no primeiro ano de operações e fase de implementações, além de restrições impostas pela pandemia, tivemos uma taxa de ocupação entre 20% e picos de 90% (pela sazonalidade do litoral), o que já era previsto. Já para 2023, a projeção, em média, da taxa de ocupação do hotel é de 40%”, diz o proprietário.

Ronaldo Jansson Jr

Junior esperou o aquecimento do turismo na região

Perfil de público

Como um hotel de experiências, o Villa d’Ozio não hospeda crianças, apenas adolescentes a partir dos 16 anos. Em linhas gerais, o público do empreendimento são jovens casais e pessoas acima de 50 anos. “Os jovens preferem vir durante a temporada, enquanto os mais velhos optam por viajar sem se preocupar com um prazo de retorno”, explica Junior.

Cerca de 20% da demanda é oriunda de São Paulo, seguido por Paraná e Santa Catarina. “Rio Grande do Sul e cidades vizinhas a Itajaí vem aumentando em proporção. Também começamos a hospedar clientes de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Estamos fazendo um trabalho em conjunto com entidades do setor, pois ainda existe uma lacuna de promoção da região”, acrescenta o proprietário.

Quanto ao público internacional — composto majoritariamente por norte-americanos e europeus — Junior destaca que os turistas são atraídos por eventos na região.

“Em 2023, nossos índices não mudaram muito frente a 2022. As pessoas estão se programando com maior antecedência, com antecipação de cerca de seis meses. Adiantamos nossa campanha de fim de ano e estamos com 20% dos quartos reservados para o Natal e Ano Novo”, revela.

“Não temos um comparativo de faturamento de 2021 para 2022, já que o hotel começou a operar em dezembro de 2021. Entretanto, podemos trazer números do primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior, onde já observamos um aumento de 40% no faturamento”, complementou Junior.

Estrutura

O Villa d’Ozio possui 25 apartamentos, alguns com hidromassagem e outros com vista para a praia e jardins. Sua estrutura destaca a identidade catarinense e a colonização europeia em seu design e projeto arquitetônico.

Com uma gastronomia artesanal, o empreendimento serve massas, pães de fermentação natural, além de sua famosa granola. O cardápio traz influência europeia/mediterrânea, ben como drinks e vinhos. O restaurante está aberto diariamente ao público para café da manhã (servido em três passos), almoço e jantar, mediante a reserva com pelo menos um dia de antecedência.

O hotel possui diárias que partem dos R$ 1.200,00. E possui estrutura com piscina aquecida, área para banhos de sol, bar, lounge, área de spa e fitness, bicicletas para uso exclusivo, garagem, pontos de carregamento para carros elétricos e políticas pet friendly.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/ Villa d’Ozio Hotel