Com 300 propriedades cadastradas em seu portfólio, a VHC (Vacation Home Collection) — empresa de locação e administração de residências — tem planos ambiciosos para 2022. Incorporada pela CVC Corp em 2021, a marca anuncia expansão no Brasil e EUA e pretende chegar a mais de 1 mil casas em sua base até o fim do ano.

Atualmente, a VHC está presente no Brasil, EUA e República Dominicana. Para impulsionar sua presença nas praças em expansão, a empresa reforçou suas equipes, em busca de fomentar novas parcerias e prospectar empreendimentos para integrar sua carteira.

“O segmento de locação de casas de temporada está crescendo acima do mercado em Gramado. Por ser um destino muito procurado, que bateu recorde de ocupação no final de 2021, estamos ampliando nossa equipe na região, além de colocar em prática o plano de expansão pela Serra Gaúcha, em que oferecemos atualmente cerca de 50 propriedades”, afirma Yuri Saiovici, diretor Regional de Expansão para América Latina.

“A VHC também busca parceiros estratégicos e incorporadores em outros destinos de férias que estão entre os mais procurados do Brasil, como Alagoas e outras regiões do Nordeste”, completa o executivo.

No país norte-americano, a VHC já conta com 225 propriedades na Flórida, mas anunciou ampliação para destinos mais regionais, como Alabama, Texas e Geórgia. Essa expansão é fruto da formação da equipe de vendas liderada por Stefan Hollands, que soma mais de 15 anos de experiência na indústria. Com isso, a empresa está apostando tanto em praças internacionais consolidadas (Orlando e Miami), bem como cidades com potencial regional, como Gramado (RS) e a costa do Alabama.

“Nos EUA, nossa expansão tem focado em locais em que o número de visitantes já alcança os níveis pré-pandemia. Estamos muito entusiasmados em fazer parcerias estratégicas com proprietários de imóveis nessas regiões”, afirma Alexandre Vanzella, diretor geral da VHC. “A expansão para Gulf Shores e Orange Beach (Alabama) tem sido de grande sucesso. Lançamos as novas casas no início de janeiro e já estamos vendo resultados positivos, com ocupação acima do mercado”.

Modelo de negócio

É comum achar que a VHC tem o mesmo modelo de negócio que o Airbnb. No entanto, isso está longe de ser a realidade. Além de alugar as casas, a empresa também atua na administração completa das propriedades, incluindo manutenção preventiva, atendimento aos hóspedes, limpeza, reposição dos enxovais, marketing, entre outros. Esse segmento ainda é pouco explorado no Brasil, mas está muito bem consolidado na Europa e nos EUA.

Além disso, a empresa também faz o uso de canais de distribuição B2C, como Airbnb e Booking.com, além de utilizar toda a rede da CVC, com suas 1,2 mil lojas espalhadas pelo Brasil, e da Submarino Viagens.

A marca também tem focado em integrações B2B com plataformas de distribuição de casas, garantindo também, hóspedes da Argentina e Europa.“A VHC é um dos pilares estratégicos da CVC Corp para 2022 e será alvo de forte investimento nos próximos anos. O setor de aluguel de casas para temporada é um negócio cada vez mais robusto e, dentro do turismo, foi o único beneficiado desde o início da pandemia”, encerra Sylvio Ferraz, diretor executivo da VHC.

(*) Crédito da foto: Divulgação/CVC Corp