Com o surgimento de uma nova cepa da Covid-19, a prefeitura de Gramado (RS) anunciou o cancelamento das festividades de Réveillon, a fim de evitar aglomerações e aumento dos casos da doença na cidade. A queima de fogos e o show especial, realizados tradicionalmente no centro da cidade, não irão acontecer. Porém, de acordo com Mauro Salles, presidente do Sindtur Serra Gaúcha (Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias), a medida não afeta as boas perspectivas de ocupação hoteleira para o período.

“Pelo que temos analisado, essa decisão impactou bem pouco no setor hoteleiro, até porque o nosso destaque não é a virada de ano, mas sim o Natal, período para o qual também temos uma expectativa muito boa. Estivemos em contato com os hoteleiros e, até o momento, ninguém sentiu impacto negativo com o cancelamento do Réveillon e, inclusive, a taxa de ocupação para as datas gira em torno de 95%”, declarou em entrevista ao Hotelier News.

Ainda segundo Salles, a alta ocupação esperada na cidade é atribuída, em grande parte, às reservas feitas com antecedência, visto que o destino costuma registrar alta procura neste período do ano.

“Gramado já é um destino tradicional nesse período de fim de ano, sempre registrando boa ocupação, à exceção do ano passado, por conta das restrições trazidas pela pandemia. Mas o momento agora é outro: com a flexibilização, as pessoas estão voltando a visitar a cidade e nossas expectativas são as melhores possíveis”, ressalta.

Gramadotur: cancelamento não interfere em celebrações privadas

De acordo com Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur (Autarquia Municipal de Turismo), não seria adequado, no momento, estimular as celebrações públicas. No entanto, ela pontua que a decisão não afeta eventos privados que tenham liberação das autoridades locais de saúde para acontecer.

O município manteve o calendário de eventos do Natal Luz e, até o momento, segundo Rosa, não foram registrados problemas envolvendo novos casos de Covid-19. “Está correndo tudo tão bem até agora, que achamos melhor nos prevenirmos”, afirma em entrevista ao G1.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Intercity Hotels