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Muito tem se especulado sobre o real impacto do ChatGTP no setor de viagens desde o lançamento da tecnologia. Não é de hoje que o departamento de vendas utiliza ferramentas de IA (Inteligência Artificial) para otimizar processos, mas a evolução da funcionalidade pode levar a automatização a outro patamar.

Com o tema em voga, Mercedes Blanco, Diretora de Parcerias, The Hotels Network, membro do Conselho Consultivo de Vendas HSMAI, levou a discussão para dentro da entidade com o intuito de entender como os líderes da área estão utilizando a tecnologia em suas práticas de negócios.

A reunião do Conselho Consultivo de Vendas da HSMAI levantou alguns insights relevantes para o debate no setor hoteleiro, envolvendo questões éticas e de uso.

  • Use chatbots e tecnologias de IA, como o ChatGPT, com cautela, evitando dados confidenciais.E lembre-se, o ChatGPT só pode buscar dados anteriores ao ano de 2021. ​
  • Considere as implicações éticas e a transparência do uso de chatbots para criação de conteúdo e divulgue quando apropriado.Infunda o conteúdo final com autenticidade e toque pessoal.
  • Fique atualizado com os desenvolvimentos em chatbot e tecnologia IA.
  • Explore outras aplicações potenciais de chatbots e IA, como ferramentas de pesquisa, para alavancar seus benefícios nas vendas de hospitalidade.
  • Ele ajuda consideravelmente as equipes de vendas em seus esforços de prospecção e pode ser usado como inspiração para viagens.

Uma das primeiras perguntas que  a executiva trouxe para o grupo é se a ferramenta em vendas hoteleiras veio para ficar. A resposta foi um sonoro sim. Chatbots e tecnologias de IA avançaram rapidamente nos últimos anos, desde a automação de tarefas repetitivas até o aprimoramento das experiências do cliente.

Usos

Uma área em que a IA é utilizada é na redação de e-mails. Essas tecnologias podem analisar dados e gerar conteúdo que pode ser personalizado para atender segmentos específicos de clientes ou públicos-alvo. Os chatbots também podem ser usados para iniciar artigos ou cópias de e-mail, além de sugerir linhas de assunto de e-mail fortes para melhorar as taxas de abertura.

Além da criação de conteúdo, os chatbots e a IA também podem ser integrados às operações de vendas de hospitalidade para análise de dados.

Ética

O grupo também levantou algumas questões éticas.  Onde está a linha moral traçada entre o conteúdo gerado por chatbots e o conteúdo de autoria humana?

Os profissionais de vendas devem reivindicar os direitos do conteúdo criado por chatbots ou deve haver divulgação ao usar essa tecnologia?

As universidades estão lutando para decifrar o conteúdo criado pelos alunos em oposição à IA, enquanto ferramentas de pensamento já estão sendo desenvolvidas para distinguir textos gerados pelo ChatGPT.

Embora os chatbots e a IA tenham o potencial de simplificar os processos e aprimorar as experiências do cliente, é improvável que, no curto prazo, substituam a experiência e o toque personalizado dos humanos.

(*) Crédito da foto: Dado Ruvic/Reuters