O tsunami de chatbots de inteligência artificial atingiu todos os setores, e as viagens não são exceção. Nesse contexto, o ChatGPT foi a novidade mais recente e desde o seu lançamento, em novembro do ano passado, emergiu como força disruptiva para as fases iniciais da jornada do cliente. Mas, de fato, qual seria o impacto desse recurso nas reservas?

Durante a fase de inspiração, a inteligência artificial pode fornecer recomendações direcionadas com base nas perguntas dos usuários. Para o planejamento de viagens, ele dá informações relevantes, com alguns prompts, economizando horas de navegação em sites especializados. A indústria foi rápida em identificar a força dessa tecnologia para estes casos, com novas startups surgindo e prometendo oferecer melhor experiência de planejamento, aponta o Phocuswire.

Algumas empresas de viagens, como Expedia e Trip.com, decidiram aderir a esse movimento, lançando bots de IA em seus aplicativos, com o objetivo de otimizar a jornada do viajante.

Impacto na indústria

Os plugins ChatGPT são capazes de agregar dados de preço e inventário em tempo real, mas eles podem desencadear uma mudança de paradigma na atual experiência de pesquisa e reserva? Hoje, esses bots fornecem uma experiência mais personalizada com base no histórico de conversa com o usuário, fazendo com que o suporte seja “alimentado por humanos”.

As páginas de resultados de pesquisa de viagens para voos, acomodações ou aluguel de carros permanecem praticamente inalteradas desde os primeiros dias das viagens online. Assim, a pesquisa em um ambiente como o ChatGPT certamente poderia transformar a lista interminável de resultados em poucas respostas refinadas em trocas de conversa.

Considerando como as mensagens se tornaram uma constante nas nossas vidas digitais, vale supor que os clientes estariam dispostos a se envolver em uma dinâmica de conversação para selecionar suas opções de viagem, desde que um bot possa fornecer informações rápidas e relevantes. Na esfera da tecnologia, a ascensão do ChatGPT às vezes é comparada ao momento do lançamento do iPhone.

A OpenAI, criadora da ferramenta, lançou 70 plugins em modo beta em 12 de maio, incluindo Expedia, Kayak e a plataforma de reservas de restaurantes OpenTable, da Booking Holdings. Dentro desse cenário, algumas empresas de viagens podem ficar tentadas a só observar como o frenesi da IA se desenrola, podendo perder grandes oportunidades. Por outro lado, se entrarem “na onda” cedo, começando a testar casos de uso de chatbot em seus pontos de contato, estarão mais preparadas para o que está por vir.

(*) Crédito da foto: Alexandra_Koch/Pixabay