Uma das primeiras OTAs a utilizar o ChatGPT, o Expedia Group evm evoluindo em suas aplicações da IA (inteligência Artificial). A empresa adicionou uma ferramenta de planejamento de viagens ao seu aplicativo móvel, que adota o modelo de linguagem alimentado pela tecnologia.

A versão beta da nova ferramenta está sendo lançada globalmente esta semana no aplicativo iOS do Expedia em inglês, com planos de lançamento em outros idiomas no futuro.

Em um setor que é frequentemente criticado por avançar lentamente em novas tecnologias, dizer que a integração do Expedia Group foi acelerada parece um eufemismo. O próprio ChatGPT foi lançado apenas em 30 de novembro.

Em janeiro, o vice-presidente sênior e arquiteto-chefe do Expedia Group, Rajesh Naidu, comentou sobre a integração no aplicativo quando PhocusWire o questionou  sobre o potencial do ChatGPT. “Imagine se os viajantes pudessem usá-lo para criar um itinerário de viagem ou identificar os melhores hotéis e fazer com que a IA adicionasse automaticamente essas recomendações ao quadro de viagens do Expedia”.

Ao anunciar a nova ferramenta no aplicativo, a CTO do Expedia Group, Rathi Murthy, diz que a solução foi construída “no mês passado”, com a velocidade em parte atribuída ao trabalho que a empresa vem realizando há anos para integrar inteligência artificial e machine learning aos seus sistemas.

“Nossa maturidade em IA já existe há muito tempo e somos uma plataforma, então temos APIs em todos os setores. Então, realmente alavancar nossas soluções em estreita parceria com a OpenAI para reunir essas duas ferramentas, foi apenas uma questão de algumas semanas”, disse a executiva.

Funcionalidades

Agora, no aplicativo Expedia para iOS em inglês, os usuários logados têm a opção de selecionar “Explorar ideias de viagem com o ChatGPT”. Na interface de bate-papo, os clientes podem ter uma conversa aberta para obter recomendações para um itinerário de viagem, incluindo hotéis, aluguéis, voos, experiências e transporte terrestre, com resultados extraídos dos dados do Expedia Group.

Para resultados de hotéis, o sistema salva automaticamente as propriedades sugeridas na conversa em um “quadro de viagens” no aplicativo, onde os usuários podem clicar para ver preços, avaliações, fotos e concluir a reserva. Para outras recomendações, como coisas para fazer, a funcionalidade é vinculada à função de pesquisa tradicional no aplicativo.

O chat está configurado para mostrar de três a cinco resultados de hotéis. Murthy diz que a ordem de classificação é semelhante à função de pesquisa regular do Expedia, com resultados “baseados em nosso conhecimento de sua pergunta, seus critérios, o que você está procurando, nossos algoritmos de compras inteligentes, bem como disponibilidade, preços e como renderizamos o melhor hotel para você.”

Quando perguntado se essa mesma política de fatoração em comissões é usada para os resultados fornecidos pelo ChatGPT no aplicativo Expedia, um porta-voz da empresa nega. “Não. A integração do aplicativo ChatGPT Expedia não está usando a mesma política que a pesquisa tradicional”.

Os viajantes usarão o ChatGPT para planejar e reservar viagens?

Agora, a questão para o Expedia e para a indústria em geral é: os viajantes vão querer usar o ChatGPT para planejar, comprar e reservar viagens por meio de uma agência de viagens online? “Não sabemos se os viajantes realmente aceitarão isso”, disse Peter Kern, CEO do Expedia Group.

“Obviamente, há muita empolgação em torno do ChatGPT e as pessoas estão experimentando, mas se ele melhora o processo de descoberta ou realmente leva você mais rápido, depende da pessoa. Com certeza, temos muitos clientes acostumados com nossos aplicativos, eles sabem como entrar, sabem como chegar ao que desejam, não precisam digitar um monte de parágrafos longos”, acrescenta Kern.

O CEO ainda salienta que a integração do ChatGPT é uma evolução natural do uso da IA e machine learning nos processos do Expedia. “Não sabíamos que o ChatGPT seria isso, embora grandes modelos de linguagem sejam uma coisa que vem acontecendo há algum tempo. Estamos reconstruindo toda a nossa plataforma para implantar IA e machine learning de maneira muito mais simples em tudo. E agora estamos em uma posição em que é muito mais fácil fazer isso com velocidade”.

Desde o seu lançamento em 2021, Rathi afirma que a ferramenta de chat do agente virtual existente da empresa – que é principalmente para atendimento ao cliente em reservas existentes – gerou quase 30 milhões de conversas e economizou mais de oito milhões de horas do tempo do agente.

Ética e controles de IA

Embora a integração do ChatGPT ao aplicativo Expedia tenha sido relativamente rápida, Kern diz que foi feita “de uma maneira muito cuidadosa”.

“Queremos ter certeza de que controlamos a experiência, e não apenas abri-la e ver o que acontece”, disse ele.

“Temos um comitê de ética de IA onde estamos sempre trabalhando para eliminar o viés da IA. Queremos garantir que nenhuma experiência estranha aconteça, que não haja envolvimento que não tenha a ver com viagens. E é claro que todos sentem que são tratados da mesma forma, e não há nada inerente a nenhum dos modelos que crie qualquer viés. Então essa é uma parte importante do trabalho”, finaliza o CEO.

(*) Crédito da foto: reoprodução