Com faturamento de R$ 208 bilhões, o turismo brasileiro cresceu 28% em 2022 — cerca de R$ 45,5 bilhões a mais frente ao ano anterior, de acordo com dados do Conselho de Turismo da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Impulsionado pelo aéreo, só no mês de dezembro, com início das férias escolares e alta temporada, o incremento foi de 14,4%.

O estudo, com base em informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela que todos os setores analisados registraram alta na variação anual. O transporte aéreo cresceu 65,2% em 2022, e 21% em dezembro, apesar da greve dos aeroviários decretada em meados do último mês do ano. O faturamento de R$ 66,5 bilhões, em 12 meses, é R$ 26,3 bilhões superior ao acumulado em 2021.

O fim das restrições causadas pela covid-19, o aumento da demanda e a maior quantidade de assentos ofertados propiciaram este crescimento. Por outro lado, vale lembrar que parte disso se deve à inflação das passagens aéreas, que, no ano passado, tiveram reajuste médio de 23,5%, segundo o IBGE. Isso porque a guerra na Ucrânia fez disparar o custo do querosene de aviação, variável fundamental na formação de preços ao consumidor.

Outro destaque ficou por conta do grupo de alojamento e alimentação, com incremento de 23,3% entre janeiro e dezembro do ano passado, faturando R$ 59,2 bilhões – um crescimento de R$ 11,2 bilhões em relação ao ano anterior.

Para 2023, a projeção da FecomercioSP é de crescimento superior a 50% no turismo brasileiro em comparação com 2022.

FecomercioSP - tabela

Mudanças de perfil do turista

De acordo com a FecomercioSP, ao longo do ano passado, observou-se a substituição do modal aéreo pelo terrestre rodoviário. O setor encerrou o ano com alta de 13,9% e faturamento de R$ 34 bilhões – em dezembro, o crescimento foi de 12,9%. Além disso, houve uma mudança gradual do perfil do público consumidor, com famílias buscando destinos de curta e média distâncias, via ônibus ou veículo próprio, de forma a reduzir o custo médio da viagem.

As demais elevações foram observadas no grupo de atividades culturais, recreativas e esportivas (16,7% no ano) e no grupo de locação de veículos, agências e operadoras de turismo (5,3%).

A expansão mais forte foi registrada ao longo do segundo semestre, consolidando-se ao entrar em 2023 no mesmo ritmo. Apesar das adversidades, o turismo será o grande destaque do ano, pois as famílias voltaram a fazer um planejamento de roteiro mais seguro, bem como as empresas estão ampliando os gastos com viagens e eventos, aponta a FecomercioSP.

De acordo com o assessor técnico do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Guilherme Dietze, o ano de 2022 trouxe boas notícias para o setor, expressas na análise do faturamento e, especialmente, na identificação da importância das viagens tanto para a realização de objetivos empresariais (negócios e eventos) quanto para o bem-estar dos indivíduos (lazer).

(*) Crédito da capa: thiagosanchez/Pixabay

(**) Crédito da imagem: Divulgação/FecomercioSP