Depois de uma disputa que envolveu dezenas de cidades, Gramado (RS) venceu o concurso promovido por Hotelier News e TrustYou. Com a vitória, o destino da Serra Gaúcha ganhou um amplo estudo de suas potencialidades turísticas, que fornece insights valiosos para a condução do turismo local.

Perfil do viajante, pontos positivos e negativos, comentários sobre hotéis e atrações turísticas, entre outras informações, estão no relatório enviado pela TrustYou à Secretaria Municipal de Turismo de Gramado. Ao todo, mais de 132 mil reviews de usuários feitos no Google, Booking,com e TripAdvisor foram analisados pelo time da maior plataforma de feedback de hóspedes do mundo.

As avaliações envolveram 17 categorias diferentes, como comida, limpeza, preço, atmosfera e sustentabilidade. Destas, apenas quatro apresentaram tendência negativa, o que indica que, no geral, Gramado está bem-vista pelos turistas. Em relação aos hotéis, o viés também é positivo, com poucos ajustes a serem equacionados (veja quadro abaixo).

TrustYou - Categorias avaliadas em Gramado

O desempenho turístico de Gramado chegou a 90.27 pontos (de um total de 100) em 2022, acima da média nacional, que é de 85.13 pontos. Pelo que mostra a análise da TrustYou, a cidade melhorou esse índice ao longo do ano, visto que, em janeiro, o indicador estava em 89.03 pontos. O melhor resultado mensal, por sua vez, foi obtido em outubro (91.30 pontos).

Hotéis

Segundo os dados da TrustYou, a Booking.com foi responsável por 65,28% de todos os comentários online escritos sobre a hotelaria. Frente a 2021, houve um leve crescimento de 0,34 pontos percentuais no indicador. Ainda assim, na avaliação da plataforma, esse elevado patamar de interações por este canal acende um alerta para o setor.

“Isso nos leva a crer que o setor hoteleiro ainda não está investindo em opções que aumentem a procura por reservas diretas”, diz Emmanuel Richter, Key Account & Business Development Manager da TrustYou. “Parece-nos que optam muitas vezes em seguir com a estratégia que em muitos países está sendo abandonada: a de concentrar os esforços nas OTAs”, completa.

Outro fator interessante apontado pelo relatório da TrustYou é que os hotéis se preocuparam menos em responder comentários feitos neste canal. “O índice de respostas na Booking caiu 10% em relação a 2021 e, atualmente, apenas 26% de tudo que foi escrito é respondido”, revela Richter. “Aparentemente, os hoteleiros se dedicaram a interagir pelo TripAdvisor em 2022, onde responderam a 80% de tudo que foi escrito”, completa.

Abaixo, é possível ver os hotéis com melhores avaliações na cidade:

TrustYou - campeões da hotelaria Gramado

Preço

Em linha com o que publicamos recentemente sobre Gramado, a categoria que motivou o maior número de menções negativas dentro dos comentários relacionados aos Atrativos da Cidade teve relação a preço. Assuntos como Preço, Preço da Comida, Preço das Bebidas e Relação Custo-Benefício acabaram ficando no primeiro posto do quesito menções negativas.

“Aparentemente os preços praticados em alguns atrativos não convenceram os turistas que acabaram mencionando que a entrega final oferecida não condizia com a qualidade esperada”, observa Richter.

Para a Rosa Helena Volk, secretária municipal de Turismo de Gramado, o relatório da TrustYou trouxe insights muito relevantes para o setor. “Ficamos muito felizes em termos sido o destino escolhido para receber este estudo, ele está repleto de informações importantes para a cidade a para o nosso trade turístico”, comenta Rosa.

“Segundo a pesquisa, a cidade conseguiu um desempenho turístico excelente em 2022, e estamos trabalhando fortemente para que se mantenha neste patamar”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Cleiton Thiele/SerraPress

(**) Crédito dos infográficos: TrustYou