Trul Hotéis e os caminhos da expansão
13 de março de 2023A despeito da área de Desenvolvimento estar em marcha lenta no país, a Trul Hotéis segue acelerando seu plano de expansão. Após anunciar a estreia no mercado mexicano numa parceria com a Wyndham, a operadora mineira tem dois novos projetos já confirmados, sendo que um deles já está em operação desde o início do mês. Outros contratos também estão na mesa em praças corporativas e de lazer, com a multipropriedade desempenhando papel importante na estratégia de crescimento traçada pela empresa.
A propriedade compartilhada, na verdade, não é nenhuma novidade para Alejandro Moreno, sócio e CEO da Trul Hotéis. Pelo contrário, o executivo é um veterano e um dos pioneiros no segmento no país, seja nos seus tempos de RCI ou de Wyndham. “Não só apostamos, como gostamos muito da multipropriedade e do direito de uso (timeshare)”, comenta Moreno, acrescentando que, dos quatro contratos atualmente em negociação pela operadora, dois são com esse perfil. “É um modelo que ajuda os empreendimentos a maximizarem a receita.”
Embora admita que a multipropriedade tem seus desafios operacionais, o executivo entende que esse cenário abre oportunidades para operadoras hoteleiras colocarem sua grande expertise de hospitalidade a favor dos projetos (e dos proprietários). “Meu trabalho é cuidar do hóspede e do proprietário, o que significa olhar com atenção também para o ativo. Oferecer opções de lazer e entretenimento, criação de um fundo de caixa para manutenções e ter a opção de uma intercambiadora são iniciativas que ajudam no sucesso dos projetos”, avalia.
“A multipropriedade é a principal indutora do crescimento do mercado de lazer nos últimos anos. Há vários resorts lançados e em fase de entrega pelo país. Ou seja, é uma oportunidade para operadoras como a Trul Hotéis e queremos preencher essa lacuna”, diz Moreno. Ele destaca que também vem conversando com investidores interessados em converter suas propriedades para a multipropriedade.
“É uma possibilidade interessante, mas às vezes é duro convencer o empresário, depois de investir tanto na construção do resort, a colocar mais dinheiro na comercialização das cotas. Agora, novamente, quando o projeto é sólido, a possibilidade de maximização de receita é muito grande”, completa.
Novos projetos
Com 12 empreendimentos no portfólio, a Trul Hotéis colocou sua 13ª unidade em operação no início do mês. Localizado em Guaíra (PR), o Trento Hotel Guaíra by Trul tem 109 UHs em cinco categorias, contando ainda com quartos adaptados para pessoas com necessidades especiais. Fruto de contrato de administração assinado pela empresa em parceria com a Jam, a propriedade também dispõe de business center, fitness center e estacionamento.
Na área de gastronomia, a mais nova unidade da operadora mineira oferece restaurante, lobby bar e snack bar no estilo grab & go (veja a imagem ao lado). O Trento Hotel Guaíra by Trul é também pet friendly. “É um hotel muito bonito, novo em folha e que tem tudo para ser o melhor da cidade”, pontua Moreno.
“Vamos continuar apostando em praças secundárias e terciárias, mercados onde há muito potencial para conversões”, completa. “Estamos muito flexíveis nessa expansão, buscando entender as necessidades dos proprietários. Em Guaíra, por exemplo, os investidores quiseram manter o nome da propriedade, mas podemos indicar nossa marca ou uma bandeira internacional parceria também. Vai depender do que eles quiserem”, acrescenta
O outro contrato assinado é um resort de multipropriedade dentro do Curupy Acqua Park Hotel, em Sinop (MT). O projeto terá 228 apartamentos e um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 400 milhões. Segundo a Trul Hotéis, a comercialização deve começar em junho e a previsão é de que a obra fique pronta em dois anos.
A Trul Hotéis deve anunciar mais duas unidades nesse modelo de negócio até o meio do ano. Ambas são conversões de resorts tradicionais para a multipropriedade e ficam na Bahia e em Minas Gerais, com 158 e 176 apartamentos, respectivamente. “Seguiremos apostando nessa mistura de modelos de negócio na estratégia de expansão. Quem sabe fechar o ano com mais de 10 novas unidades no portfólio”, finaliza Moreno.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/Trul Hotéis