A parceria entre Wyndham Hotels & Resorts e Trul Hotéis chegou no México, mais precisamente em Tulum. Com a abertura do Esplendor by Wyndham Tulum Nook, na verdade, as duas empresas estreitam um relacionamento – dessa vez fora do país – que já rende cinco contratos no Brasil. E, com a novidade, ambas pretendem abrir a porta para mais brasileiros na cidade mexicana, que fica a 130 quilômetros de Cancún.

Com 251 hotéis na América Latina, a Wyndham promove, com a mais nova propriedade, a estreia da bandeira Esplendor no mercado mexicano. Existem ainda outras nove unidades da marca lifestyle na região, espalhadas por Argentina, Uruguai e Paraguai. “Dia especial. A Trul já é nossa parceira em projetos no Brasil e esperamos que seja o primeiro de muitos também fora do país”, disse Maria Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento America Latina e Caribe da rede norte-americana, em evento realizado ontem (23) à noite, em São Paulo.

Voltado para agentes de viagens, o encontro visava apresentar melhor o produto – e também o destino Tulum – ao trade paulista. Além de Maria Carolina, outras lideranças da Wyndham marcaram presença, além de executivos da Trul Hotéis e autoridades mexicanas. “Acreditamos muito no potencial comercial dos destinos latino-americanos para os brasileiros. Tulum é um destino muito legal e, mais ainda, é a cara do brasileiro, com lindas praias, história, cultura e diversão”, acrescentou Maria Carolina.

Já a chegada da Trul Hotéis no mercado mexicano, além do “apoio” da Wyndham, teve dedo de Alejandro Moreno, CEO da operadora mineira. Mexicano de nascimento e há 23 anos no Brasil, o executivo intermediou o contrato com o grupo de investidores locais que desenvolveu o Esplendor by Wyndham Tulum Nook. Após a estreia fora do país, a empresa conta ainda com outros dois projetos no radar em terras mexicanas, ainda em fase de construção.

“Tulum é a bola da vez no mercado turístico mexicano, um destino que vem tendo um acelerado desenvolvimento na oferta de hotéis”, disse Moreno. “A propriedade é espetacular e, quando aparecem oportunidades assim, fica sempre a questão: o que podemos fazer de diferente em um destino como esse? Bem, queremos levar muitos brasileiros e estamos adaptando a operação para isso. O staff terá colaboradores que falam português e, além disso, nossa central de reservas terá a opção no idioma”, completa.

Potencial do México

Presente no evento, José Alberto Limas, Cônsul Adjunto do México em São Paulo, destacou a importância do novo projeto para ampliar o intercâmbio turístico entre os dois países. “Este ano, 200 mil brasileiros visitaram nossos destinos. Cancún teve nas últimas décadas um desenvolvimento imobiliário e turístico muito grande, e é para lá que vai a maioria dos turistas daqui que visitam nosso país”, comentou.

Wyndham - parceria Trul no México - Alberto Limas, Maria Carolina Pinheiro e Alejandro Moreno

Limas, Maria Carolina e Moreno no evento em SP

“O Esplendor by Wyndham Tulum Nook é um projeto importante, com um escopo interessante. Esperamos que ele ajude a aproximar ainda mais o turismo do México dos brasileiros”, afirmou Limas, que também abordou a recente decisão do governo mexicano de exigir visto físico de entrada para turistas brasileiros.

“É, infelizmente, um problema migratório. Não era uma questão turística e, por isso, tomamos essa difícil decisão. Ainda assim, não acreditamos que isso vá afetar o fluxo para nosso país”, disse Limas, acrescentando que brasileiros quem possuem visto para os EUA não precisam do documento quando entram em território mexicano.

Ele também revelou que a demanda para a emissão de vistos de entrada no México por parte de brasileiros está bastante alta. “Tivemos a informação de que 100 mil brasileiros já pagaram pela emissão, mas ainda aguardam o visto físico. Nosso governo está fazendo esforços adicionais para agilizar esse processo e atender à demanda brasileira”, acrescentou.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News