Gerente Comercial do Grupo Armação, que tem dois hotéis em Porto de Galinhas (PE), Valéria Gordilho trabalha na empresa há 27 anos. Ao longo desse período, assistiu a muitas transformações na indústria de viagens. Hoje, neste início de retomada, a empresa vem atraindo turistas nacionais, com o destino pernambucano saindo na frente nessa corrida pela recuperação, principalmente se comparado às capitais.

“Apesar de a reabertura ter ganhado força em Porto de Galinhas e termos conseguido manter uma boa ocupação na retomada, isso dentro de uma realidade de capacidade reduzida, a pandemia afetou bastante a nossa prospecção feita no ano passado e segue afetando nossas previsões”, afirma a executiva.

No lado pessoal, Valéria tem como hobby caminhar na praia e – como todos apaixonados pelo setor do turismo – viajar. Outra paixão que carrega com si é o amor por festas populares. Ela também se diz alguém com muita fé nas pessoas. Falando ainda em espiritualidade, diz que a música é seu refúgio para viver cada momento.

Três Perguntas para Valéria Gordilho

Hotelier News: No ano passado, o grupo apostou em uma ampliação com 36 novos quartos. Como tem sido o retorno? A pandemia afetou a prospecção feita no ano anterior?

Valéria Gordilho: Tivemos bastante procura pelos quartos novos após a inauguração, porém realmente tivemos dois acontecimentos externos que interferiram na ocupação do resort e, consequentemente, no retorno desses apartamentos. O primeiro foi o surgimento do óleo no nosso litoral, ainda em 2019. O segundo, claro, o novo coronavírus. Apesar de a reabertura ter ganhado força em Porto de Galinhas e termos conseguido manter uma boa ocupação na retomada, isso dentro de uma realidade de capacidade reduzida, a pandemia afetou bastante a nossa prospecção feita no ano passado e segue afetando nossas previsões. Seja bem-vindo 2021 (risos).

HN: Quais os próximos passos para o grupo com a virada do ano e chegada da vacina?

VG: Para o final do ano, iremos fazer uma celebração um pouco diferente: não teremos pista de dança e o nosso tradicional Maracatu na praia. Esperamos, com essas alterações, conseguir fazer uma celebração tranquila e responsável, mas não menos alegre e bonita. Continuaremos tendo um delicioso jantar ao ar livre com bebidas incluídas, seguindo todos os protocolos de segurança e higiene, tudo isso na área mais ampla do Armação Resort, à beira-mar.

Em relação a 2021, continuaremos procurando renovar e trazer novidades para nossos hóspedes, independentemente do contexto. Agora em dezembro, no Armação Resort, inauguramos mais um espaço infantil, com três brinquedos novos e lindos. Um deles, inclusive, é um farol com uns seus metros de altura e escorregadores. No Kembali, teremos três quartos com decoração nova.

HN: O que fica de aprendizado para a área de vendas com a pandemia? Existe alguma mudança permanente que deixa marca?

VG: Sim, todo desafio nos traz ensinamentos e a pandemia nos deu vários. Tivemos que mudar rapidamente vários procedimentos operacionais e de vendas para nos adaptar à nova realidade. O cliente também alterou seu comportamento a forma de se relacionar com a marca. Está mais próximo, mais exigente. Uma das coisas que ficou mais evidente é a velocidade com que as coisas mudam e temos que acompanhar essas transformações com a mesma rapidez.

(*) Crédito da foto: Arquivo HN