Três perguntas para: Valéria Gordilho
16 de dezembro de 2020Gerente Comercial do Grupo Armação, que tem dois hotéis em Porto de Galinhas (PE), Valéria Gordilho trabalha na empresa há 27 anos. Ao longo desse período, assistiu a muitas transformações na indústria de viagens. Hoje, neste início de retomada, a empresa vem atraindo turistas nacionais, com o destino pernambucano saindo na frente nessa corrida pela recuperação, principalmente se comparado às capitais.
“Apesar de a reabertura ter ganhado força em Porto de Galinhas e termos conseguido manter uma boa ocupação na retomada, isso dentro de uma realidade de capacidade reduzida, a pandemia afetou bastante a nossa prospecção feita no ano passado e segue afetando nossas previsões”, afirma a executiva.
No lado pessoal, Valéria tem como hobby caminhar na praia e – como todos apaixonados pelo setor do turismo – viajar. Outra paixão que carrega com si é o amor por festas populares. Ela também se diz alguém com muita fé nas pessoas. Falando ainda em espiritualidade, diz que a música é seu refúgio para viver cada momento.
Três Perguntas para Valéria Gordilho
Hotelier News: No ano passado, o grupo apostou em uma ampliação com 36 novos quartos. Como tem sido o retorno? A pandemia afetou a prospecção feita no ano anterior?
Valéria Gordilho: Tivemos bastante procura pelos quartos novos após a inauguração, porém realmente tivemos dois acontecimentos externos que interferiram na ocupação do resort e, consequentemente, no retorno desses apartamentos. O primeiro foi o surgimento do óleo no nosso litoral, ainda em 2019. O segundo, claro, o novo coronavírus. Apesar de a reabertura ter ganhado força em Porto de Galinhas e termos conseguido manter uma boa ocupação na retomada, isso dentro de uma realidade de capacidade reduzida, a pandemia afetou bastante a nossa prospecção feita no ano passado e segue afetando nossas previsões. Seja bem-vindo 2021 (risos).
HN: Quais os próximos passos para o grupo com a virada do ano e chegada da vacina?
VG: Para o final do ano, iremos fazer uma celebração um pouco diferente: não teremos pista de dança e o nosso tradicional Maracatu na praia. Esperamos, com essas alterações, conseguir fazer uma celebração tranquila e responsável, mas não menos alegre e bonita. Continuaremos tendo um delicioso jantar ao ar livre com bebidas incluídas, seguindo todos os protocolos de segurança e higiene, tudo isso na área mais ampla do Armação Resort, à beira-mar.
Em relação a 2021, continuaremos procurando renovar e trazer novidades para nossos hóspedes, independentemente do contexto. Agora em dezembro, no Armação Resort, inauguramos mais um espaço infantil, com três brinquedos novos e lindos. Um deles, inclusive, é um farol com uns seus metros de altura e escorregadores. No Kembali, teremos três quartos com decoração nova.
HN: O que fica de aprendizado para a área de vendas com a pandemia? Existe alguma mudança permanente que deixa marca?
VG: Sim, todo desafio nos traz ensinamentos e a pandemia nos deu vários. Tivemos que mudar rapidamente vários procedimentos operacionais e de vendas para nos adaptar à nova realidade. O cliente também alterou seu comportamento a forma de se relacionar com a marca. Está mais próximo, mais exigente. Uma das coisas que ficou mais evidente é a velocidade com que as coisas mudam e temos que acompanhar essas transformações com a mesma rapidez.
(*) Crédito da foto: Arquivo HN