O gosto pela boa refeição começou cedo para Silvonei Sousa, chef do NH The Five Curitiba. Filho de mãe técnica de Enfermagem e pai padeiro, o soteropolitano sempre apreciou uma culinária de qualidade. Até por isso, o começo da carreira por resorts do Nordeste brasileiro moldou parte das características gastronômicas do profissional. De acordo com ele, os relacionamentos criados nesse período o ajudaram a seguir brilhando na cozinha.

Mas, fora do ambiente de panelas e fogões, quem é Silvonei Sousa? Ele mesmo conta um pouco sobre isso. “Sou fanático por futebol e tenho como hobbie preferido nas horas vagas. Seja assistindo ou jogando na várzea, é o que mais gosto fora a gastronomia”, afirma.

Além disso, Sousa aproveita o tempo livre ouvindo música baiana e o pouco do sertanejo que, segundo ele, “aprendeu a gostar” morando no Sul do país.

Por fim, a indicação cultural do participante de hoje (13) da seção Três Perguntas é o livro “Não Nascemos Prontos”, do filósofo e professor Mário Sérgio Cortella.

Três perguntas para: Silvonei Sousa

Hotelier News: O que pensa da gastronomia hoteleira hoje em dia? É um fator decisivo na experiência do hóspede? Por que?

Silvonei Sousa: Como chef, vejo que a gastronomia nos hotéis teve que se adequar a uma realidade econômica que antes desse cenário pertencia somente a essa classe. Hoje, o consumidor está mais cauteloso nas escolhas dos pratos que irá consumir, partindo para uma refeição básica, de custo mas baixo. Neste caso, ou nos reinventamos ou não vendemos. O setor de A&B dos hotéis mudou e, partindo dessa análise, a gastronomia não é mais fator decisivo na experiência do hospede. O conjunto que é oferecido se torna mais importante e atraente na hora de fechar a compra de hospedagem.

HN: Durante a pandemia, o que o NH Curitiba fez para inovar na gastronomia? Pode contar um pouco mais das ações programadas e apostas nesse período?

SS: No NH Curitiba, falo que temos o privilégio de ser um hotel, residencial e comercial ao mesmo tempo. A primeira ação, portanto, foi tirar de linha os cardápios com pratos e preços mais elevados e custo de produção alto, apostando em uma linha modernizada. A ênfase ficou nos produtos frescos e pouco manipulados, usando o critério de mais saúde, economia e satisfação dos clientes como prioridade.

A implementação do delivery também faz parte do nosso plano de ação, uma vez que usamos sempre o mesmo menu do hotel. Isso, na prática, mostra que dependemos da demanda e, com a entrega, não temos riscos de ficar com o produto parado. Vamos vender de qualquer lado — passantes ou pedidos por delivery.

HN: Para o futuro, quais são as novidades gastronômicas programas no hotel? O que deve virar tendência? Qual a importância disso para fidelizar hóspedes?

SS: Para o futuro, primeiro, é super importante dar continuidade no programa de protocolos sanitários. A nossa preocupação e compromisso é com a saúde de todos funcionários e clientes. Já as novidades gastronômicas são sempre uma surpresa. Temos projetos envolvendo happy hour, datas especiais e a volta do café da manhã, um dos diferenciais da unidade. A fidelização dos nossos clientes acontecerá com produtos de boa qualidade, segurança, eficiência e novidades constantes.

(*) Crédito da foto: Divulgação/NH The Five Curitiba