Embora nascido no Brasil, Júlio Jost também tem cidadania suíça, país onde sua filha trabalha como chef de cozinha, área pela qual também possui muito interesse. Apaixonado pela natureza, o profissional não abre mão de comandar a jardinagem do hotel que gerencia e sempre que possível, navega pelas praias da região em seu barco. Além disso, aprecia biografias de gestores criativos e disruptivos da atualidade.

Formado em Gestão Hoteleira pelo Senac/Ceatel, Jost acumula experiência em diversas redes e empreendimentos, entre eles InterContinental Hotel Group, Hilton, Crown Plaza, Superclubs e Costão do Santinho. Atuou também em projetos de Entretenimento e Gastronomia, entre eles TGI Fridays e Hopi Hari.

Na sessão do Três perguntas para de hoje (10), o gerente geral do Ponta dos Ganchos Exclusive Resort (SC) é o convidado do Hotelier News para abordar suas perspectivas sobre o futuro do empreendimento e o segmento de luxo.

Três perguntas para: Júlio Jost

Hotelier News: Com o retorno da malha aérea internacional, muitos brasileiros estão voltando a viajar para o exterior. Como isso impactará o segmento de luxo brasileiro?

Júlio Jost: Na verdade, o turismo está retomando seu comportamento regular. O que tivemos durante a pandemia não é a realidade corrente do turismo nacional, porém aqueles que fizeram um bom trabalho e conseguiram de alguma forma fidelizar um novo público interno, segue colhendo bons frutos.

No nosso caso, tivemos a oportunidade de trabalhar muito no produto desde o final do ano passado. Em agosto deste ano consolidamos uma reforma importante em nossos bangalôs, além de outras áreas comuns do hotel. Abrimos um novo espaço gastronômico e também adquirimos uma lancha de 36 pés que entra como mais uma possível experiência de passeio exclusivo para nossos hóspedes. Esse retrofit trouxe novos ares e já estamos sentindo um retorno muito positivo.

HN: No orçamento que vocês fizeram para 2023, há previsão de aumento considerável da diária média. Quais os motivos para isso?

JJ: O aumento na diária média dá-se às margens de inflação. Nossas projeções são bastante realistas e sempre trabalhamos dessa forma.

HN: A janela de compra se encurtou durante a pandemia, mas já está voltando à normalidade. Vocês já perceberam isso? Que outras mudanças de comportamento vocês observaram?

JJ: Aos poucos o comportamento da compra vai se acomodando novamente aos parâmetros mais regulares. Mas ainda sentimos um pickup bastante importante no curto prazo. Os hóspedes têm optado pelos bangalôs das categorias mais altas e estão em busca de experiências reais com mais frequência. Querem ter viagens com mais foco, mais propósito, contato com a natureza, ou de imersão em conhecimento de produto. Tem muito interesse em conhecer melhor a nossa proposta não apenas durante a estada, mas já no ato da reserva.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Ponta dos Ganchos Exclusive Resort