Uruguaio e pai da Maria Luna, Noah, Ana Lis e Henrique, Ignacio Sasias é natural de Montevidéu, oriundo de uma família de membros chilenos e colombianos. Aos 35 anos, o executivo é um esportista nato, apaixonado por futebol e basquete — esporte que praticou profissionalmente em seu país de origem.

Formado em Hotelaria pelo ITHU (Instituto Tecnico Hoteleiro del Uruguay), Sasias é poliglota, com espanhol nativo, além de falar português e inglês fluentemente, é nível básico em Libras. O executivo ainda possui graduações em Marketing, Relações Públicas e Programação Neurolinguística.

Com 17 anos de experiência no setor hoteleiro, Sasias iniciou sua trajetória como mensageiro no Belmont House, hotel de luxo no bairro de Carrasco, na capital uruguaia. Em seguida, atuou na Meliá Hotels e na Intercity Hotels.

“Gosto de falar que sou cria da Intercity Hotels, onde atuei por nove anos, começando como recepcionista e saindo como gerente geral”, comenta Sasias, que chegou ao Brasil em 2013.

Nestes 11 anos de vida brasileira, Sasias morou em João Pessoa, São Paulo, Anápolis (GO), Ribeirão Preto (SP), Lins (SP) e atualmente está baseado em Gramado (RS).

Após sua saída da Intercity Hotels, migrou para a Blue Tree Hotels, passando pelo Blue Tree Paulista e, na sequência, pelo Blue Tree Thermas de Lins. No ano passado, assumiu a gestão de duas propriedades do Grupo Wish: Wish Serrano e Prodigy Gramado — atuação que o consagrou como vencedor do Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) na categoria Gerente Geral de Hotel Premium 2024.

Três perguntas para: Ignacio Sasias

Hotelier News: Quais os principais desafios de gerenciar dois empreendimentos simultaneamente? Como conciliar as demandas de ambos em um dia a dia intenso como a rotina hoteleira?

Ignacio Sasias: Os desafios redobram quando falamos de um resort e um hotel midscale, que possuem rotinas, públicos e perfis diferentes, porém acredito que sempre o maior desafio dentro de um hotel é a construção e formatação de um time de gestores de alto nível. Após alcançar este objetivo, todos os restantes se tornam acessíveis perante as dificuldades já sabidas dentro da hotelaria.

Posso dizer com muito orgulho que tenho conseguido formar um time de profissionais de alto nível de entrega, protagonistas com experiências enriquecedoras de outros mercados e redes, e que tem trabalhado para o sucesso dos empreendimentos.

O excesso de organização e a criação de rotinas tem me ajudado muito a conciliar as demandas do dia a dia, trabalhar na autonomia, confiança e boa comunicação tem me permitido extrair a melhor versão de cada um dos meus gestores.

HN: Gramado é, tradicionalmente, um destino com intenso fluxo de turistas. De que forma os hotéis podem tentar melhorar a experiência do hóspede mesmo durante a alta temporada, quando os atrativos estão cheios?

IS: Acredito que o sucesso da nossa alta temporada de inverno do ano passado eo  Natal Luz 2023/24, tanto em resultados, como em satisfação do hospede, aconteceu devido a três grandes pilares trabalhados: pessoas, investimentos e experiências.

Pessoas: temos trabalhado com antecedência na preparação dos nossos colaboradores para o aumento da demanda. Esta antecipação foi realizada dentro de um calendário de treinamentos, realizados pelo nosso time de gestores para trazermos a qualidade e padronização da nossa empresa à tona.

Investimentos: a criação com antecedência (e cumprimento) de um planejamento de melhorias estruturais e investimentos que se faziam necessários para realizarmos uma entrega de serviços de qualidade. Aqui foi essencial o trabalho e decisões tomadas junto ao time corporativo de operações, infraestrutura, e o nosso grupo de diretores.

Cardápio de experiências: o aprimoramento de experiências já existentes oferecidas aos hóspedes foi essencial, mas muito mais importante foi a criação de novas, buscando surpreender e ganhar atratividade perante o olhar crítico do nosso cliente.

A criação da experiência Café com Papai Noel, foi um dos casos de sucesso do Wish Serrano no período do Natal Luz. Criamos memórias nas famílias, gerando sentimentos inesquecíveis.

HN: Controle de custos foi um dos principais aprendizados deixados pela pandemia. Contudo, em hotéis premium, a qualidade dos serviços, produtos e atendimento é ainda mais relevante. Como equilibrar as despesas sem perder na entrega?

IS: Tive a oportunidade de passar o processo da pandemia fazendo parte de uma rede muito bem estruturada na gestão de custos e riscos, com gestores de muita experiência no mercado hoteleiro, me permitindo dentro deste cenário acima mencionado, aprender e evoluir muito neste quesito de controles, buscando sempre o equilíbrio entre as despesas e a entrega final ao hóspede.

Para equilibrar despesas e qualidade, é fundamental o trabalho constante nas análises dos contratos dos empreendimentos, avaliações de fornecedores atuais e o que o mercado tem a nos oferecer de novos possíveis parceiros.

Por outro lado, estes momentos nos exigem trabalho de criatividade, pois temos um desafio na hotelaria de buscarmos novas ideias, novas experiências, e muitas vezes, as mesmas não precisam de grandes investimentos e sim de pensar fora da caixa.

E, por último, mas não menos importante, trabalharmos a melhoria constante na produtividade e performance dos nossos colaboradores se torna essencial para o sucesso dos resultados da empresa, sabendo que a FOPAG é sempre um ponto crítico e de grande peso nas despesas de um empreendimento hoteleiro.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal