No dia 6 de abril de 1993, Carlito e Chirley Schwan abriram as portas do Swan Novo Hamburgo, ao lado de Ernani Reuter, seu parceiro de investimentos. Três décadas depois, a Swan Hotéis, sob o comando de Gabriela Schwan, filha caçula do casal, ostenta seis unidades no Brasil, duas em Portugal e prevê um futuro baseado em inovação.

Gabriela assumiu o cargo de CEO em 2020 e desde então vem promovendo mudanças na empresa. Com a conexão como palavra de ordem, a executiva quer transformar a hotelaria por meio do uso de novas tecnologias e um modelo de hospedagem disruptivo.

Não à toa a rede assume compromissos diários ao realizar uma série de ações transformadoras que incentivam a economia local, além de contribuir com o desenvolvimento cultural das cidades onde se estabelece: Novo Hamburgo, Porto Alegre, Caxias do Sul e Rio Grande, Canela e Sintra, em Portugal.

Atualmente, a Swan Hotéis conta com 624 apartamentos sob sua gestão e 174 colaboradores trabalhando nas unidades brasileiras. Em 2022, o grupo hoteleiro somou R$ 23,6 milhões de faturamento, 48% de ocupação e R$ 240 em diária média.

Em entrevista ao Hotelier News, Gabriela revela que a meta para 2023 é de incremento de 31% de receita em relação ao registrado no ano passado, com alta de 11% de ocupação e 14% em diária média, totalizando faturamento esperado de R$ 31 milhões.

“Encerramos 2022 muito bem e temos boas perspectivas de crescimento para 2023 dentro de nossos produtos. Uma de nossas principais metas é levar o modelo Generation ao mercado, expandindo nosso hub de hospitalidade All in One, que entrega coworking, coliving, hotelaria, eventos e restaurante”, explica a CEO.

Swan Hotéis - 30 anos - gabriela schwan

Gabriela também faz parte do Turistech Hub

Expansão do modelo Generation

Os principais hotéis que impulsionam o crescimento são o Jangal das Araucárias, aberto em julho de 2022 em Canela, na Serra Gaúcha, e o primeiro a operar no modelo de multipropriedade da Swan Hotéis. Já o Swan Generation, localizado em Porto Alegre, é o pioneiro do grupo a unir diferentes frentes de negócios em apenas um empreendimento, seguindo o sistema All in One de hospitalidade da rede.

“Devido ao constante foco em qualidade e serviços de excelência em nossos hotéis, foi projetado o crescimento de diárias nos principais mercados em que atuamos, com novas diretrizes e estrutura da nossa equipe de marketing e vendas, revimos o posicionamento de preços dos empreendimentos no mercado para atingir o público-alvo que desejamos”, acrescenta Gabriela.

Primogênito do modelo de hospedagem, o Swan Generation é a vitrine da Swan Hotéis para o perfil de hospitalidade que a rede deseja levar ao mercado. De acordo com a CEO, a ideia é transformar mais unidades do grupo que façam sentido levar a marca lifestyle da empresa.

Em um segundo momento, Gabriela almeja construir parcerias para estampar o modelo Generation em propriedades fora da rede. “Acreditamos que existe mercado para isso. Queremos levar nossas soluções para o setor por meio de licenciamento de marca. Vejo a hotelaria como uma área colaborativa, que pode crescer com parcerias”.

Sem revelar detalhes, a executiva adianta que a Swan Hotéis está em fase de estudos e conversas para colocar os planos de expansão em ação. “Não temos metas traçadas ainda, mas o desejo é levar o Generation adiante. Este é um produto que nasceu de uma collab, que mostra que precisamos sair de modelos engessados. Existem várias maneiras de escalar uma marca e isso só é possível com colaboração”.

A proposta é levar o modelo para as capitais do país e, quem sabe, para outros países. “No momento, não pensamos em expandir mais com empreendimentos próprios. Este ano, vamos lançar dois hotéis em Portugal. Já no Brasil, buscamos crescimento no modelo de gestão”, salienta a CEO.

Com o sucesso do Jangal das Araucárias, a Swan Hotéis também pretende avançar no segmento de multipropriedade, com foco em hotéis boutique. “Nossa proposta é crescer como administração ou parcerias no modelo taylor-made. Gosto muito do desenvolvimento hoteleiro e pensar novas experiências para os hóspedes. Vamos abrir frentes para levar essa solução, pois estamos sendo muito procurados”.

Para se aprofundar ainda mais no universo da inovação, Gabriela faz parte do Turistech Hub — hub formado por empresas e entidades do setor lançado em março deste ano.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Swan Hotéis

(**) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News