Quando iniciou a viagem pela Serra Gaúcha, nosso fundador e CEO Peter Kutuchian conhecia muitos dos atrativos da região. Segundo ele, o mais legal dessa nova aventura por lá foi desbravar novos locais, restaurantes, vinícolas e destilarias que “apareceram” pelo caminho. “E foram surpresas muito agradáveis”, afirma Kutuchian.

Com base em Bento Gonçalves, que pode ser tanto ponto de partida, quanto de chegada, do Vale dos Vinhedos, Kutuchian percorreu vários restaurantes e vinícolas da região, visitando diferentes cidades como Monte Belo do Sul e Garibaldi. “Nesta etapa da viagem, pudemos conferir a história da produção vinícola brasileira, visitando a Monte Bello, a primeira do Brasil a ter uma linha de produção e distribuição”, comenta.

“Uma grata surpresa nessa nova visita à Serra Gaúcha foi conhecer a Union Destilary, a única da América do Sul a produzir um uísque Single Malt. Já na Dom Cândido, pudemos passear de trator pela vinícola. Uma experiência inesquecível, que inclui também o ótimo restaurante Videiras“, continua o fundador do Hotelier News.

Leia abaixo a visão de Kutuchian sobre todos os estabelecimentos visitados na Serra Gaúcha nesta etapa da viagen. Boa leitura!

Monte Bello

Serra Gaúcha - Monte Bello

Cinco rótulos, cinco experiências excelentes

Em 1880, a família Franzoni, liderada pelo senhor Francisco e seu filho Oreste, já engarrafava sucos e vinhos produzidos em suas terras. Diante disso, pode-se falar com uma boa margem de certeza que a Monte Bello foi a primeira vinícola do Rio Grande do Sul.

Oreste contava ainda com um escritório e um centro de distribuição na cidade de Porto Alegre, responsável por importações, exportações, representações, comissões e consignações de produtos e vinhos. Em 1888, sua empresa já era reconhecida como uma organização produtora e de crédito colossal, contando com mais de 30 funcionários na época.

Na experiência na Monte Bello, a degustação contemplou os seguintes rótulos: o espumante Blanc de Blanc; Chardonnay: Merlot; Marselan e Gran Corte, com uvas Merlot, Marcelan e Malbec. Sem dúvida, o Marselan foi o melhor.

Vale a pena passar por lá e conhecer a história dessa vinícola. Se quiser saber mais sobre a Monte Bello, visite o https://www.vinicolamontebello.com.br/.

Destilaria Union

A Union é a única destilaria da América do Sul a produzir Single Malts, denominação que no Brasil é chamada como Puro Malte. Indico a visita para os apreciadores da “Água da Vida” com direito a degustação, claro!

Localizada em Bento Gonçalves, a bela propriedade já é um atrativo por si só. É uma das destilarias mais modernas do mundo. Dentro dela, as belas pot stills, e os barris de carvalho na cave exalam e criam uma atmosfera que dá vontade de dormir por ali mesmo.

A produção da Union inclui 12 opções de Puro Malte, blend, licor de whsiky e dois vinhos licorosos de lamber os lábios.

Se quiser conhecer melhor a linha de produtos da Destilaria Union e até mesmo encomendar algumas garrafas, acesse https://uniondistillery.com.br/index.

Dom Cândido

Impossível visitar a Dom Cândido, que fica em Bento Gonçalves, e não ficar amigo do Marcos e de seus irmãos e, ainda, não ter muito apreço pela senhora Lourdes, genitora dos quatro filhos proprietários da vinícola. Sabe quando você vai num lugar e parece pertencer a ele? Essa é a sensação que tive desde que a conheci pela primeira vez a propriedade, em 2021. De lá para cá, já retornei mais duas vezes.

Na primeira ocasião, estive por lá para participar do lançamento do primeiro hotel dentro de uma vinícola na Serra Gaúcha. Depois voltei em janeiro deste ano, dessa vez para comprar vinhos e comer no restaurante Videiras, que está dentro da propriedade (leia comentário abaixo).

Agora, o motivo da visita também foi nobre: levar amigos para conhecer a Dom Cândido. Ocorre que, mais do que hospitaleiros, a família sabe como ninguém fazer seus clientes voltarem, sempre com uma atração imperdível para mostrar.

Dessa vez, fizemos um passeio de trator pela propriedade, com o Marcos no volante. A Dom Cândido tem uma topografia muito bonita e vinhas centenárias. Além disso, escutar a história dos Roseiras da boca da matriarca da família foi realmente emocionante!

Se deseja conhecer um pouco mais da Dom Cândido, acesse https://www.domcandido.com.br/.

Videiras

Serra Gaúcha - restaurante Videiras

Não há muita dúvida: é o melhor sagu do mundo

Localizado dentro do terreno da vinícola Dom Cândido, o restaurante Videiras fica dentro da antiga cave da vinícola. Então, por si só, a decoração chama bastante atenção dos visitantes. Algumas mesas, por exemplo, estão colocadas dentro das cavidades que antes abrigavam as garrafas, criando assim uma atmosfera romântica e privativa.

Conduzido pelo casal Lana e Marlon, a gastronomia oferecida pelo restaurante Videiras engloba uma releitura dos clássicos regionais gaúchos, com base na culinária italiana, como brodo, pine, salada verde e polenta brustolada.

Há ainda a possibilidade de escolher grelhados para incrementar os pratos, como picanha, filé de cordeiro, filé mignon, entrecot, linguicinha de frango ou costela suína.

A sobremesa segue a tradicional receita do sagu, feita com maestria e eleita por este que vos escreve como “o melhor do universo”. Então, a visita à vinícola Dom Cândido é realmente um passeio enogastrômico completo, além de uma experiência imperdível!

Para reservar uma mesa ou saber mais sobre a gastronomia do Videiras, visite https://restaurantevideiras1535.com.br/.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News