Em qualquer segmento, grandes parcerias geram frutos de grandes negócios. E a sinergia e o apetite de expansão de três players hoteleiros resultaram em duas conversões em Salvador. A HCC Hotels, Best Western Hotels e Wyndham Hotels & Resorts anunciam suas chegadas à capital baiana, com propriedades dentro de um mesmo complexo.

Inaugurados no dia 1º de dezembro de 2023, o Best Western Salvador Hangar Aeroporto e o Wyndham Salvador Hangar Aeroporto integram o portfólio de administração hoteleira da HCC Hotels. Com investimentos de R$ 7,5 milhões e um pool de 300 investidores, as redes levam suas principais bandeiras ao empreendimento soteropolitano em dois hotéis distintos, mas irmãos em sua gestão.

Elias Rodrigues, diretor presidente da HCC Hotels, explica que a operadora começou seu processo de expansão por meio de administração de terceiros em 2021. O grupo, atualmente com 10 hotéis em operação e outros 12 contratos assinados, tem Salvador como uma conquista em seu plano de crescimento em nível nacional.

“Trabalhamos fortemente essa captação e fomos convidados a participar do projeto do complexo Hangar, onde já existiam dois hotéis anteriormente operados sob a chancela de outras bandeiras. Levamos adiante nossa parceria com a Wyndham e Best Western, que foi muito bem aceita pelo mercado”, pontua Rodrigues.

Elias Rodrigues

Rodrigues destaca a parceria entre as empresas

Abertura de sucesso

O diretor da operadora releva que, já no primeiro mês de atividades, os empreendimentos entregaram bons resultados aos investidores. “Chegamos a Salvador em um bom momento, com o Carnaval e toda sua relevância. Recebemos uma grande quantidade de turistas e nosso trabalho de marketing e vendas deu sustentabilidade para os próximos meses”.

A gestão da HCC Hotels priorizou a mão de obra local, com 99% de sua força de trabalho oriunda da Bahia. “Também trouxemos fornecedores e parceiros baianos, o que reforça nossa responsabilidade e posicionamento de colaboração com a comunidade local”, salienta Rodrigues.

O executivo destaca que os empreendimentos não concorrem entre si, uma vez que o Best Western Salvador Hangar Aeroporto possui UHs menores e conta com uma quantidade maior de apartamentos. “São produtos distintos, logo, o processo de precificação é tranquilo. Investimos muito em treinamentos para fazer valer o preço com a entrega”.
Vale lembrar que cada rede possui seu próprio motor de reservas e equipe de vendas, todavia, ambas as marcas se apoiam na captação de clientes, o que contribui na entrega de resultados e no incremento da diária média.

Ricardo Manarini

Manarini salienta a relevância de Salvador

Expansão pautada em conversão

Desde a década de 1980 no mercado brasileiro, a Best Western retomou seu plano de expansão por aqui em 2021, com foco em conversões. Em Salvador, a rede estampa sua principal marca de um portfólio com 19 bandeiras. Com um empreendimento midscale, o grupo hoteleiro busca oferecer o melhor custo-benefício.

“É uma alegria muito grande entrar em Salvador, uma cidade histórica com uma grande riqueza cultural. Priorizamos a independência dos hotéis, com o modelo de franquia e operação terceirizada. Oferecemos um suporte para que o trabalho da HCC seja feito da melhor forma possível”, pontua Ricardo Manarini, country manager da Best Western para o Brasil.

Além de acordos corporativos, a rede ainda conta com parcerias com OTAs e um programa de fidelidade com 53 milhões de membros pelo mundo. “Este hotel traz um significado muito grande e complementa nossa oferta na Bahia, onde já contamos com um empreendimento em Porto Seguro. Os hóspedes que tiverem interesse em conhecer os dois destinos poderão reservar pacotes nas duas propriedades, se beneficiando com pontos de fidelidade”, continua Manarini.

Maria Carolina Pinheiro

“Estamos confiantes em Salvador”, diz Maria Carolina

Wyndham chega ao seu 3º hotel na Bahia

Desde 2018, a Wyndham vem buscando maior penetração em mercados fora dos EUA. Atualmente com 872 mil UHs e 9,2 mil hotéis em seu portfólio mundial, a rede tem a América Latina e Caribe como regiões de interesse.

Só na América Latina são 258 propriedades em operação, totalizando 39 mil quartos. Afunilando para o Brasil, a rede conta com 37 hotéis e 7,8 mil UHs. “No ano passado, fechamos 45 contratos na região em modelo de franquia, com o apoio de ferramentas que podem transformar o controle de vendas e conexão com hóspedes do mundo inteiro”, diz Maria Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Wyndham Hotels & Resorts para América Latina.

Este é o terceiro hotel da rede na Bahia e a sétima capital brasileira que recebe uma propriedade Wyndham. “Estamos confiantes no mercado de Salvador. A cidade é um importante hub de chegada ao Nordeste, o que ajuda na divulgação do empreendimento”, avalia a executiva.

Os hotéis

Somados, os dois hotéis da capital baiana têm 465 apartamentos, sendo 275 no Best Western e 190 no Wyndham, além de contarem com estrutura com restaurante e bar, ambos 24 horas, e estacionamento. Os empreendimentos compõem o Complexo Hangar Business Park, o maior do gênero da capital soteropolitana e formado por nove torres integradas a um open mall. Ao todo, são 1274 salas comerciais, sendo duas para a área da saúde, 74 lojas e 2,5 mil vagas de estacionamento.

A localização dos empreendimentos é estratégica, pois estão a apenas cinco minutos de carro do aeroporto internacional Luís Eduardo Magalhães, e com fácil acesso ao novo Centro de Convenções de Salvador, bem como à Estrada do Coco, rodovia que liga a capital a Lauro de Freitas, Camaçari e às principais praias e balneários da Costa dos Coqueiros, como a famosa Praia do Forte.

(*) Crédito das fotos: Divulgação