logo - promo

Como o mercado bem sabe, não dá para um hotel funcionar sem energia elétrica. Para o setor, a temporada do verão é marcada por maior demanda de hóspedes e também pelo aumento do consumo na conta de luz. Afinal, cresce a utilização de ar condicionado e ventilador.

Segundo um levantamento feito pela CCEE (Câmera de Comercialização de Energia Elétrica), o consumo elétrico no Brasil teve uma alta de 3,7% de 2022 até 2023. E a expectativa é que esse aumento seja refletido no bolso do consumidor.

Dados divulgados pela Abrace (Associação Brasileira dos Consumidores de Energia) preveem que a conta de luz pode ficar até 10% mais cara em 2024. Esse efeito é sentido, sobretudo, entre os consumidores do mercado cativo de energia, pois ficam reféns dos preços das distribuidoras.

Por mais que sejam adotadas medidas para reduzir o gasto de energia, como evitar acender lâmpadas ou desligar aparelhos que não estão sendo usados, elas não são as mais eficazes. Se o seu hotel faz parte do Grupo A de consumo, o mais recomendado é realizar a migração para o Mercado Livre de Energia.

Por que o Mercado Livre de Energia ajuda seu hotel a economizar na conta de luz?

Você anda preocupado com as despesas do seu hotel? Acredita que a conta de luz está cada vez mais cara? E que esse dinheiro poderia ser muito bem investido em melhorias para o seu negócio? Se o seu empreendimento está conectado à alta tensão, a migração para o Mercado Livre de Energia pode ajudar a resolver boa parte desses problemas.

No Brasil, existem duas maneiras de se contratar energia elétrica. No ACR (Ambiente de Contratação Regulada) e no ACL (Ambiente de Contratação Livre), também conhecido como Mercado Livre de Energia. O Mercado Cativo (ACR) abrange boa parte dos consumidores brasileiros. Seus consumidores não possuem qualquer previsibilidade na conta de luz e nem liberdade na negociação dos preços porque estão sujeitos às bandeiras tarifárias e valores estabelecidos pela distribuidora.

Já o Mercado Livre consiste em um ambiente 100% virtual de negociação, onde a sua empresa tem a liberdade de escolher o fornecedor de energia e negociar todas as condições de preço, pagamento, demanda contratada e até mesmo tipo de energia. Nele, os fornecedores competem pela energia do seu hotel, e isso pode gerar uma economia de até 40% na conta.

A Clarke Energia possui um time de especialistas capacitados para ajudar a sua empresa com as burocracias da migração para o Mercado Livre, cotar com fornecedores e realizar a gestão elétrica do seu negócio. A startup conta com um marketplace próprio e de alta tecnologia, com mais de 50 fornecedores. Nele, também é possível acompanhar a evolução da migração, preços oferecido fornecedores e também o quanto de CO2 a seu empreendimento está deixando de investir.

Mais de 150 clientes já economizaram na conta de luz com a Clarke, incluindo o Atibaia Residence, Refúgio Vista Serrana, Lake Side Apart, Samba Hoteis e tantos outros empreendimentos do setor hoteleiro.

Para saber mais, acesse o link.

(*) Crédito da foto: Divulgação