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O brasileiro dedica mais de 4% da sua renda anual para o pagamento da conta de luz, sendo esta a segunda maior despesa dos hotéis, sobretudo na alta temporada, marcada pelo uso intenso de ar-condicionado e ventiladores. Para se ter ideia, um empreendimento médio gasta cerca de US$1,2 milhão anualmente em energia.

Por mais que sejam adotadas medidas para economizar, os hotéis que estão no Mercado Cativo de Energia acabam ficando “reféns” dos preços das distribuidoras e das bandeiras tarifárias. Porém, se a sua propriedade pertencer ao Grupo A, a migração para o ACL (Mercado Livre de Energia) é uma solução que pode te trazer uma economia de até 40% na conta de luz.

No ACL, as empresas possuem liberdade de negociar os preços diretamente com os fornecedores, sem intermédio das concessionárias. Os fornecedores competem pelo hotel e essa concorrência estimulada pode trazer essa redução na conta. Além disso, também é possível ter uma previsão orçamentária que permite que o empreendimento consiga direcionar recursos para se tornar ainda mais competitivo.

Com a ajuda da Clarke Energia, o Lush Motel, Refúgio Vista Serrana e Samba Hotéis iniciaram o processo de migração para o Mercado Livre de Energia. Após constatar que são hotéis aptos a participar do ACL e fechar contrato, o time de especialistas tratou logo de dar início a todas as burocracias para começar a mudança.

No marketplace da Energytech, é possível acompanhar todo o processo de migração para o Mercado Livre de Energia com transparência. Além de economizar tempo, os relatórios preparados pelos especialistas da startup trazem uma visão muito mais clara sobre o desempenho energético da empresa, o que auxilia muito na tomada de decisões.

São mais de 50 fornecedores disponíveis na plataforma. A Clarke realiza as cotações e apresenta os fornecedores com o melhor custo-benefício. Além disso, a energytech também realiza a gestão de energia dos hotéis, enquanto você, hoteleiro, cuida das outras áreas.

“Toda vez que um concorrente nosso pede uma cotação para um potencial cliente, ele precisa repetir o processo com cada fornecedor de energia, o que pode tornar o processo bem lento. Isso é ineficiente e não estimula a concorrência, a principal responsável por derrubar os preços. Já a gente tenta simplificar o processo do início ao fim. A Clarke é um marketplace, estimulamos a concorrência entre as comercializadoras de energia. Para não perderem o fornecimento para a sua empresa, essas comercializadoras oferecem os melhores resultados”, explica Victor Copque, CTO e cofundador da Clarke.

E tudo isso é feito com sustentabilidade, um dos diferenciais da Clarke – detentora do selo B Corp de responsabilidade socioambiental – que se propõe a transacionar e realizar cotações somente com fornecedores energia de fontes renováveis, como eólica, solar, de biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas. Tudo isso sem que o hotel precise realizar qualquer investimento em infraestrutura.

Previsibilidade orçamentária e menores despesas

Mais de 150 clientes já economizaram na conta de luz com a Clarke. Lush Motel, Atibaia Residence, Refúgio Vista Serrana, Lake Side Apart, EcoResort Refúgio Cheiro de Mato, VillaOeste e três unidades do Samba Hotéis (Betim, Itaboraí e Laguna) são os clientes da empresa no setor de hospitalidade. Juntos, eles evitarão mais de 1,4 mil toneladas de CO2 ao longo dos próximos anos e também terão reduções significativas nas tarifas de energia elétrica.

Para garantir os melhores preços dos fornecedores e começar a economizar o quanto antes, é preciso iniciar o processo de migração para o Mercado Livre. O time de especialistas da Clarke cuida da sua energia enquanto você cuida do hotel! Também é feita a previsão de economia e o quanto de CO2 a sua empresa deixará de emitir.

Para saber mais, acesse o link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Clarke Energia