Ao fim do segundo trimestre, os resorts brasileiros seguem com bom desempenho e alta nos principais indicadores de performance frente a igual período de 2022. É o que mostra a 8ª edição do Radar Resorts Brasil, relatório produzido pela Resorts Brasil, em parceria com a JLL, myHotel Brasil, Senac São Paulo e STR.

A amostra total analisada no relatório abrange 28 resorts (de praia e no interior), totalizando 16.771 quartos. Além de dados de performance hoteleira, o Radar Resorts Brasil também traz informações sobre reputação online, macroeconomia e aviação. Em relação ao último ponto, que é estratégico para muitas propriedades, 2023 mostra que a pandemia ficou para trás.

Com o informativo, a associação busca sensibilizar os associados para a importância de acompanhar e analisar os dados do segmento, contribuindo para que os resorts possam preparar melhor suas estratégias.

“Junto com a divulgação de cada edição do Radar, temos promovido webinars para os associados em parceria com a STR com um olhar mais detalhado para os dados de desempenho do mercado, que ajudam os resorts a compreenderem as tendências do segmento”, explica Juliana Salles, gerente executiva da Resorts Brasil.

“Também temos feito webinars com a myHotel para abordarmos o tema da reputação online. Estes momentos de interação e análise de mercado têm sido importantes para ajudar no engajamento dos associados em nossos projetos”, acrescenta a executiva.

A partir de números da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o relatório mostra que o total de pessoas transportadas no mercado doméstico no segundo trimestre somou 21,45 milhões de passageiros, alta de 13,2% frente a 2019. Só em junho, houve 7,29 milhões de embarques, aumento de 13,3% na mesma base de comparação.

“Desde que promovemos o Radar Resorts Brasil, observamos pela primeira vez aumento no total de passageiros domésticos transportados em relação a 2019”, celebra Rodrigo Galvão, que à época da produção do estudo ainda estava à frente do Transamerica Comandatuba e integrava o Comitê de Inteligência de Mercado da associação.

Em relação ao perfil dos hóspedes, apontam dados da myHotel, houve pouca variação de um ano para o outro, com as famílias representando uma fatia acima de 50% do público dos resorts no segundo trimestre de 2023. Já o NPS (Net Promoter Score) avançou quatro pontos percentuais, atingindo 69 pontos na média geral. Vale destacar, contudo, que as propriedades de praia continuam quatro pontos acima dos empreendimentos do interior.

Resorts - Radar Resorts Brasil 2º trim 2023 - info 1

Desempenho

Em sequência ao bom momento iniciado em 2022, os resorts mantiveram médias de ocupação mensal superiores a 50% no segundo trimestre. Abril, com dois feriados prolongados, registrou um pico de 60%. Na média dos três meses encerrados em junho, o indicador bateu em 55%, 4% acima do ano anterior e 12% superior ao mesmo intervalo de 2019. Os empreendimentos de praia foram destaque, atingiram uma média de 58% no período.

Em paralelo, TrevPor e TrevPar cresceram 7% (R$ 1.570) e 11% (R$ 869) no segundo trimestre na comparação anual. “Observa-se ainda um crescimento no desempenho em comparação ao primeiro trimestre de 2022, no entanto, com alguns sinais de estabilização especialmente nos resorts de interior, que apresentaram um crescimento mais modesto”, comenta Galvão.

“Importante lembrar que seguimos em recuperação das perdas do período da pandemia e é necessário que o setor siga chamando a atenção dos clientes para suas experiências”, acrescenta o executivo, que será um dos painelistas do Hotel Trends Orçamentos 2024 (veja programação oficial aqui), que será realizado no dia 21 de agosto, no Novotel Morumbi, em São Paulo.

Aliás, o mercado de resorts também estará em destaque na programação do evento. Durante o encontro, a dupla Juliana Carbonari, VP de Advisory e Asset Management Services da JLL, e Juliana Salles, gerente executiva da Resorts Brasil, vão falar sobre as perspectivas do segmento para 2024 no painel Radar Resorts Brasil: lazer continuará em evidência?

Resorts - Radar Resorts Brasil 2º trim 2023 - info 2

(*) Crédito da capa: Hotelier News

(**) Crédito dos infográficos: Resorts Brasil