A alta temporada de verão é sempre uma época muito aguardada pela hotelaria carioca. A próxima, contudo, deve ser a mais esperado dos últimos tempos. O entusiasmo fica evidente em recente estimativa divulgada pelo Rio CVB (Rio Convention & Visitors Bureau). Segundo números da entidade, o Réveillon deste ano deve movimente R$ 2 bilhões na economia da cidade, com o Carnaval de 2023 acrexentando mais R$ 4 bilhões nesta conta. Alinhado a esses números, a Hotéis Rio espera ótimo desempenho para a indústria de hospitalidade local, com expectativa de lotação máxima no final de semana da virada do ano.

“Estamos muito animados”, comemora Alfredo Lopes, presidente da Hotéis Rio, em entrevista ao Hotelier News. “Após dois anos de restrições provocadas pela Covid-19, estas serão festas de final de ano inesquecíveis. Turistas brasileiros e estrangeiros, assim como cariocas, estão ansiosos para comemorar esses momentos com liberdade. As taxas de reservas estão evoluindo muito bem, mas o Rio de Janeiro oferece centenas de opções. Então, ainda há disponibilidade para todos os gostos”, acrescenta.

ALFREDO LOPES

Lopes: expectativa é de 100% de ocupação

“Estamos bastante otimistas”, acrescenta José Manuel Caamaño, vice-presidente da SindHotéis e sócio-proprietário do Hotel Regina, que celebrou 100 anos de fundação este ano. “Creio que ainda há uma demanda reprimida, mas fiquei muito mais animado ao perceber que estão preparando um Réveillon especial este ano. Parece que será o maior de todos, com a maior duração de queima de fogos. Se isso se concretizar, o diferencial será ótimo para marcar a experiência dos hóspedes e garantir que retornem nos próximos anos”, explica.

Carnaval 2023

O mesmo otimismo pode ser visto para o Carnaval de 2023 e para o restante do verão. Embora ainda esteja distante para avaliar o desempenho, é possível ter uma noção ao considerar os resultados deste ano. “O ano de 2022 teve uma peculiaridade, com dois carnavais”, relembra Lopes. “Em ambos registramos excelentes ocupações , sendo o primeiro, em fevereiro, com uma média de 82,16%. O segundo, em abril, chegou muito próximo, atingindo 81%”, informa.

Para ele, isso não é efeito apenas do fim das restrições da pandemia, mas também do trabalho realizado pela ABIH-RJ, Hotéis Rio e demais players do mercado turístico, que teve início no final de 2021.  

“Investimos na promoção de ações de marketing e campanhas de captação de turistas nos principais mercados emissores nacionais, como São Paulo, na capital e no interior, além de Minas Gerais, que oferecem resposta comercial mais rápida”, conta Lopes. “Isso garantiu os bons resultados deste ano e segue rendendo frutos, com excelentes perspectivas para o fim do ano e a temporada de verão 2023”, antecipa.

Outros eventos e público local

Além das tradicionais datas de grande movimentação, o Rio de Janeiro vem garantindo ótimos resultados para os hotéis ao atrair e sediar diversos eventos e congressos. O levantamento da Rio CVB espera que a cidade atraia 100 mil pessoas e movimente R$436 milhões para os demais eventos previstos na alta temporada. Na lista, estão encontros como o Universo Spanta 2023, Tattoo Week Rio 2023, Corrida de São Sebastião, Rio Matsuri e Rio Open 2023.

A entidade também destaca a importância dos cariocas durante dezembro e fevereiro. Além dos atrativos da cidade como o Cristo Redentor, que espera receber cerca de 260 mil visitantes durante o período, os bares e restaurantes preveem aumento de 30% e 15% na vendas, respectivamente. A expectativa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) apenas reflete o potencial de compra dos próprios moradores da cidade, revelando uma oportunidade para os hotéis cariocas gerarem renda para além da hospedagem.

“Não há dúvidas da importância do verão carioca para o setor, que contabiliza uma movimentação expressiva do turismo doméstico e internacional em nossa cidade”, afirma Carlos Werneck, presidente-executivo do Rio CVB.

“Para além das tradicionais atrações da época, o Rio foi escolhido como sede para feiras e festivais nessa estação, o que mostra os esforços do Rio CVB para promover o destino e criar um calendário robusto de eventos. Isso representa uma conquista do trade e do poder público para promover o Brasil como destino turístico, tendo o Rio de Janeiro como porta de entrada”, finaliza Werneck.

(*) Crédito da capa: Raphael Nogueira/Unsplash 

(**) Crédito da foto: Divulgação/Hotéis Rio