Quando a OpenAI lançou o ChatGPT em novembro passado, algumas empresas lançaram ferramentas imediatamente ou até compartilharam planos para competir com essa tecnologia. A verdade é que a evolução da IA (Inteligência Artificial) vem movimentando fortemente o mercado, inclusive de viagens, mas quais soluções serão realmente efetivas?

Segundo divulgado pelo Skift, no início, uma simples integração experimental do ChatGPT com uma ferramenta de mapeamento era suficiente para despertar o interesse do setor. Faz apenas cerca de seis meses, e a paisagem mudou drasticamente. Agora, nem toda nova tecnologia gera a mesma atenção.

Várias grandes empresas de viagens de capital aberto – Airbnb, Uber e outras – compartilharam como acreditam que a IA generativa mudará a maneira como seus negócios operam externa e internamente. Já a plataforma de listagem de aluguel por temporada HomeToGo, planeja lançar em breve uma solução destinada a ajudar os usuários a reservar acomodações com base em preferências específicas.

No que diz respeito às ferramentas de reserva, a maioria das empresas tem um objetivo semelhante em mente: um agente de viagens virtual que pode fazer recomendações e concluir reservas com base nas preferências altamente personalizadas fornecidas pelo cliente.

A questão que permanece é como as muitas pequenas empresas – com dados e recursos limitados – serão capazes de competir com as grandes companhias que possuem faixas insondáveis ​​de informações e bilhões de dólares em receita.

Soluções no mercado

Nos últimos anos, o Skift acompanhou de perto os principais lançamentos de IA do mercado, como Tripnotes, GuideGeek e Roam Around, Priceline, eDreams Odigeo, etc.

Aqui estão apenas mais algumas ferramentas lançadas ou anunciadas recentemente:

  • Travel Compositor: plataforma de reservas para vendedores de viagens, que está lançando um mecanismo de planejamento e reserva com IA para uso de seus clientes. Chamada AI Trips, a empresa disse que a tecnologia permitirá que os usuários reservem uma viagem inteira – incluindo voos, hotel, aluguel de carros e experiências com passagens no destino – começando com um simples prompt.
  • Roamefy: anteriormente theDIYtrip, o aplicativo de inicialização de tecnologia de viagem baseado em IA é destinado a ajudar os usuários a planejar e reservar viagens.
  • AI.Adventures: site que usa tecnologia do ChatGPT ajuda os usuários com planejamento de viagem personalizado e geração de itinerário.
  • Iplan.ai: aplicativo móvel que permite aos usuários gerar e salvar vários itinerários com base na localização, número de dias e número de viajantes. Os itinerários incluem fotos, mapas e links.

As plataformas bem-sucedidas provavelmente precisarão resolver um problema único ou criar uma marca reconhecível. Nem todas as empresas podem “revolucionar” a maneira como o planejamento e a reserva de viagens são feitos, como muitos afirmam estar fazendo. Os especialistas concordam que isso mudará – mas ainda não se sabe exatamente quem estará por trás disso.

O Expedia, por exemplo, ao lado do Kayak, foram pioneiros na adoção do ChatGPT aos seus planejamentos de viagens. Em um mercado como o Brasil, praça que mais utiliza a IA na América Latina, tal posicionamento ganha ainda mais relevância.

À medida que a IA generativa continua avançando, é provável que mais empresas de viagens adotem e integrem essa tecnologia para melhorar vários aspectos do planejamento e reserva de viagens. Contudo, é importante observar que a solução ainda está evoluindo e todo o seu potencial no setor turístico ainda não foi alcançado.

(*) Crédito da foto: Unsplash