Buscando profissionalizar sua mão de obra hoteleira, o Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais firmou parceria com o Senac Ponta Grossa para capacitar alunos para atuar na área de governança. Em julho, o curso Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem contou com a participação de mais de 20 pessoas e está com lista de espera.

Teoria aliada a prática faziam parte da semana de aprendizado e o Barbur Plaza Hotel foi um dos empreendimentos a receber os alunos. “É muito gratificante presenciar essa transmissão de conhecimento, ver aqueles olhares curiosos e atentos a todo o processo, os questionamentos e a satisfação de poder praticar junto de profissionais já com experiência”, pontua Luiz Carlos Barbur, proprietário do hotel.

Claudia Ortlieb, do Senac, pontua que as expectativas foram superadas. “Em breve novas turmas acontecerão e as próprias alunas já têm conhecidos para quem recomendarão o curso. Isso nos reafirma que o aprendizado foi válido e será bem aplicado no ambiente de trabalho”, ressalta.

“Pela primeira vez pudemos ofertar a teoria e a prática através dessa parceria com o Sindicato e hotéis da cidade e foi uma experiência incrível eles puderam colocar a mão na massa através da preparação em sala de aula”, comenta Flávia Carolina Pereira, professora do curso.

Viviane Camargo Araújo, aluna do curso, destaca que a capacitação será um divisor de águas para sua vida profissional. “Achei muito bom o curso e tenho certeza que vai ser útil para minha vida, pois ensinou uma profissão”.

Daniel Wagner, diretor do Planalto Select Hotel, reforça as falas de Claudia. “Nos surpreendeu ter a lista de espera para esse curso e nos animou, pois quanto mais pessoas qualificadas na hotelaria, melhor será para a cidade”.

Com o sucesso do curso, entre setembro e dezembro deste ano o Senac vai ofertar a capacitação para mais pessoas com a abertura de uma nova turma.

Desempenho hoteleiro

Em 2022, a hotelaria de Ponta Grossa teve incremento de 7% de ocupação frente a 2021, com alta de 15% em diária média na mesma base comparativa, de acordo com dados do Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Senac