No Três perguntas para de hoje (13), o Hotelier News recebe um entrevistado que tem como hobbies principais conhecer lugares novos, principalmente restaurantes e bares, além de pontos turísticos, para se conectar com o destino. Nosso convidado também gosta de visitar centros culturais e assistir a óperas. João Faustino faz parte da nova diretoria da Les Clefs d’Or Brésil, atuando como tesoureiro.

Formado em Turismo e Hotelaria pela Estácio de Sá, iniciou sua carreira no setor em 1988 como mensageiro, levado por um amigo da faculdade. Foi amor à primeira vista, e desde então nunca mais saiu do ramo. Poliglota, o executivo fala quatro idiomas e tem no currículo passagens por diversos empreendimentos, como South American Hotel, Luxor Continental Hotel, Pestana Rio Atlantica Hotel, Arena Leme Hotel, e Hotel Fasano Rio de Janeiro, onde atua como concierge há mais de quatro anos. No bate-papo, o profissional fala das expectativas na diretoria da associação de concierges, entre outros pontos interessantes. Confira!

Três perguntas para: João Faustino

Hotelier News: Recentemente, você assumiu o cargo de tesoureiro na nova diretoria da Les Clefs d’Or Brésil para o próximo biênio. Nesse período, quais serão as prioridades? Em quais ações serão concentrados os investimentos da associação?

João Faustino: A Les Clefs d’Or é uma organização sem fins lucrativos baseada em dois pilares: serviço e amizade. Buscamos sempre melhorias constantes no atendimento aos nossos turistas e executivos e, para atendermos a todos com máxima excelência, temos as nossas empresas mantenedoras que se dividem em três categorias: diamond, platinum e gold.

Atualmente, os nossos investimentos estão sendo na manutenção do nosso novo website, na contratação de uma empresa para nos ajudar a transformar o nosso Instagram em travel guide – com a finalidade de trazer mais engajamento e reconhecimento nas redes sociais –, e também para profissionais com os quais trabalhamos para cuidar dos processos burocráticos da nossa instituição.

Nesse biênio, teremos como prioridade divulgar amplamente a nossa associação para os estudantes de turismo e hotelaria, e também para os profissionais da área que já estão no mercado de trabalho, por meio de palestras que enfatizam e credibilizam o papel de um concierge.

Também daremos continuidade aos nossos importantes encontros e reuniões trimestrais, entre membros e profissionais parceiros do mercado, que são convidados e contribuem direta e indiretamente para o desenvolvimento do nosso ofício.

HN: Ao longo dos últimos anos, a falta de mão de obra tem sido um gargalo na hotelaria. Para os concierges, isso pode dificultar a entrega de uma boa experiência?

JF: Sem dúvida. Com a pandemia, essa situação se agravou ainda mais. Muitas pessoas perderam seus empregos ou tiveram que realizar várias tarefas em outras áreas para mantê-los. A falta de mão de obra na hotelaria pode impactar e muito na qualidade da entrega de uma experiência.

E a escassez de concierges qualificados pode resultar em serviços menos eficientes, afetando o grau de satisfação dos clientes dentro de um hotel. O concierge oferece um atendimento personalizado e de credibilidade aos hóspedes, auxiliando-os com roteiros, recomendações, reservas e todas as necessidades durante sua estada. Por isso, o nosso papel é trabalhar para melhorar e cada vez mais elevar o nível de excelência da nossa profissão.

HN: Por fim, o que você consegue elencar de desafios e iniciativas da entidade para 2024?

JF: Atualmente, em todo o Brasil, somamos 26 membros associados a Les Clefs d’Or Internacional. Acredito que entre os maiores desafios esteja conscientizar os gestores da importância da função para o seu negócio, ajudando assim a desenvolverem potenciais profissionais.

Em relação a iniciativas para 2024, a associação está focada em programas de capacitação e desenvolvimento profissional para os concierges, bem como em parcerias com instituições de ensino e outras entidades do setor para promover a formação de novos talentos. Além disso, a Les Clefs d’Or Brasil está trabalhando para fortalecer sua rede de contatos e parcerias, visando oferecer suporte e recursos aos seus membros diante dos desafios atuais da indústria hoteleira.

(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal