Com uma demanda pautada no turismo de negócios, a hotelaria de Ponta Grossa inicia 2023 com boas perspectivas. E o otimismo não é por acaso, uma vez que o município paranaense encerrou 2022 com incremento em seus principais indicadores, refletindo uma recuperação significativa frente aos impactos da pandemia.

De acordo com dados divulgados hoje (30) pelo Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, no ano passado, a ocupação subiu 7% frente a 2021. Já a diária média avançou 15% na mesma base comparativa.

“A retomada já começou, ainda está lenta, mas nós temos certeza que vai melhorar, pois Ponta Grossa está trabalhando para a renovação e modernização do turismo e os eventos estão acontecendo e o turista de lazer colocou a cidade no roteiro”, comenta Marcelo Amaral, gerente executivo do CVB.

ponta grossa - diaria média

Lazer e eventos

O retorno do segmento de eventos também reforça as projeções positivas para 2023. Amaral salienta a importância do calendário para manter a hotelaria de Ponta Grossa em plena movimentação. “Ter a Agroleite e encontros científicos ou mesmo as atividades esportivas fizeram a rotatividade ser alta, o que mostra a necessidade de termos grandes acontecimentos”.

Nos dias de Agroleite, por exemplo, a taxa de ocupação de Ponta Grossa e Castro é de 100% e os empreendimentos do segmento da região também sentem os efeitos do evento, ficando, muitas vezes, sem vagas.

Outro tipo de turismo que também gerou ocupação nos hotéis é o de lazer. Um exemplo é o Parque Vila Velha, onde passaram mais de 71 mil pessoas.

“Se pegarmos o Parque Vila Velha, o Buraco do Padre, o Parque Histórico de Carambeí e muitos outros atrativos turísticos da região, foram mais de 100 mil pessoas circulando nos Campos Gerais, o que mostra que sim, fazemos parte da vida dos visitantes de lazer no Brasil”, finaliza Amaral.

ponta grossa - ocupação

(*) Crédito da foto: Divulgação/Planalto Select Hotel

(**) Crédito dos infrográficos: Divulgação/Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau