Não é de hoje que o short-term rental está na mira das principais OTAs do mercado. Em maio deste ano, o Expedia Group anunciou que os aluguéis de temporada devem ganhar mais espaço dentro do mix de negócios da empresa. Outro exemplo é a Vacasa, que também vem investindo no setor para ganhar competitividade perante o mercado.
Executivos de ambas as empresas públicas compartilharam detalhes sobre os projetos atuais durante o Skift’s Short-Term Rental Summit em Nova York, na última quarta-feira.

O negócio existente de aluguel de curto prazo do Expedia é fragmentado. Por exemplo, o site lista opções em prédios com várias unidades. O Vrbo, de propriedade do grupo, é um braço de reservas de short-term rental focado em casas independentes.

Mas as marcas Expedia e Vrbo têm pilhas de tecnologia separadas. O Expedia Group está atualmente migrando a tecnologia de back-end da Vrbo para a plataforma da marca Expedia. A empresa argumenta que a transição permitirá testes importantes para o modelo de negócios.

A marca Hotels.com migrou sua tecnologia para a plataforma Expedia no ano passado e registrou um crescimento de 20% nas reservas brutas no primeiro trimestre de 2023. “Estar em uma pilha nos permite construir as coisas mais rapidamente”, disse Tim Rosolio, vice-presidente de Parceiros de Aluguel por Temporada do Expedia Group.

Respondendo a uma pergunta do público, Rosolio afirmou que os hotéis poderão eventualmente assinar um contrato único com o Expedia Group, substituindo contratos separados para Expedia e Vrbo.

O Expedia também já está experimentando IA generativa, tendo lançado um chatbot recentemente para coletar mais dados e a empresa está trabalhando para fortalecer o uso da tecnologia.

“O importante é que estamos começando a aprender como isso funciona. Porque eu acho que o valor não necessariamente está só na ferramenta. É como você aproveita os dados da ferramenta para realmente entregar algo incrível para os viajantes, que esperamos que seja a jornada em que estamos”, disse Rosolio.

Vacasa

Rob Greyber, que ingressou na Vacasa como CEO em 2022, disse que faltava tecnologia na plataforma e que a empresa está abordando isso com novos produtos.

A Vacasa é uma empresa de administração de imóveis para aluguel de curto prazo que vende cerca de 70% de seu estoque por meio de canais terceirizados, como Vrbo e Airbnb.

A plataforma  lida com aluguéis de curto prazo em nome dos proprietários, e Greyber disse que a empresa está trabalhando para garantir que esses clientes tenham uma melhor experiência usando a ferramenta. “Estamos obcecado com a experiência de nossos proprietários e achamos que todos nós neste setor devemos pensar nessa importante dimensão.”

O produto HomeCare foi lançado para que os proprietários possam ver mais informações sobre como a Vacasa está cuidando de suas propriedades. E isso inclui pontos de dados como relatórios de inspeção e fotos após trabalhos de limpeza.

“Tivemos resultados fantásticos com isso, um grande engajamento. E continuaremos a investir nesta e em outras iniciativas que acreditamos tornar a experiência de aluguel por temporada melhor para nossos proprietários, melhor para nossos hóspedes e melhor para nossas equipes em campo”, destacou Greyber.

O executivo está trabalhando para ajudar a Vacasa a se recuperar de uma grande rotatividade de proprietários de imóveis. A empresa fez duas rodadas de demissões desde que Greyber se tornou CEO. A Nasdaq informou recentemente à Vacasa que enfrentará o fechamento do capital se o preço de suas ações permanecer abaixo de US$ 1 por ação por um determinado período, mas Greyber disse que isso não acontecerá.

“Acho que há um problema difícil de resolver neste setor, e acho que estamos no nexo disso”, disse Greyber. “E é um problema que é melhor resolvido com serviços habilitados para tecnologia, com a hospitalidade em que você usa a tecnologia disponível para ajudar as pessoas mais próximas de nossos hóspedes e proprietários.”

(*) Crédito da foto: tierramallorca/Pixabay