Da eclosão da pandemia até meados do ano passado, ainda havia dúvidas – além de muitas teorias – sobre o que aconteceria com o segmento corporativo. Hoje, as incertezas ficam para trás, com as multinacionais voltando aos escritórios e, em paralelo, retomando o volume de viagens de negócios do passado. De olho neste imenso mercado em potencial no Brasil, a Omnibees está concluindo a integração de sistemas com a nova versão da SAP Concur.

Anunciada na Lacte 2023, a parceria prevê a inclusão do conteúdo da Omnibees na plataforma de gestão de despesas e viagens da SAP. Na prática, isso significa integrar no SAP Concur a base de hotéis da empresa de distribuição e tecnologia hoteleira sediada em São Paulo. A expectativa é que, em outubro, um piloto já esteja rodando, com a conexão direta sendo liberada para os clientes do módulo Travel na América Latina – grandes multinacionais em sua maioria – a partir do ano que vem.

Diretora de Vendas Corporativas da Omnibees, Patrícia Thomas revela que a parceria representa um ganha-ganha para os clientes das duas empresas de tecnologia. “Hoje, executivos não encontram muitas opções de hospedagem dentro da SAP Concur em praças secundárias e terciárias no Brasil, mercados dominados pela hotelaria independente. Com isso, há muita reserva offline feita pelas empresas, o que burocratiza o controle de gastos das viagens”, explica. “Com a parceria, vamos integrar nossa base de hotéis e oferecer mais um canal de compra online para o viajante que usa o SAP Concur.”

Na outra ponta, para os hotéis clientes (principalmente os independentes) da empresa liderada por Luis Ferrinho, há ganhos que vão além da ampliação da visibilidade online. “A esmagadora maioria dos independentes está fora do GDS (Global Distribution System), que é caro para eles. Então, esse hotel poderá acessar uma base nova de clientes corporativos distribuindo a um custo mais baixo do que teria utilizando outros sistemas”, disse Patrícia à reportagem do Hotelier News durante o SAP Concur Fusion Exchange, realizado terça-feira (5), em São Paulo.

Mercado em expansão

Após o melhor mês de maio desde 2015, o setor de viagens corporativas encerra o primeiro semestre com faturamento de R$ 52,3 bilhões, segundo dados da Alagev (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), em parceria com a FecomercioSP. O resultado representa crescimento anual de 18,1%, além de um desempenho recorde em oito anos para o período.

Para encerrar o semestre com chave de ouro, as viagens corporativas alcançaram R$ 9,4 bilhões em junho — aumento de 10% frente ao mesmo mês em 2022. De acordo com o levantamento da Alagev, os números apontam para um momento de solidez no segmento, com a retomada de viagens a negócios impulsionadas por preços mais acessíveis de passagens aéreas.

Por outro lado, com alta demanda da hotelaria, a tarifa média está mais elevada do que em 2022 por conta da expansão dos custos operacionais, que acabam sendo repassados aos consumidores finais, incluindo as empresas.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News