No balanço de janeiro de 2023, a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) divulgou boas notícias: o ano começou com o mercado em alta. Já em 2024, o cenário é diferente, com o mercado de eventos corporativos registrando um faturamento de R$ 67,3 milhões, declínio de 16% em relação a 2019, quando atingiu R$ 80,4 milhões. Os dados levantados pela entidade contemplam mais 11 setores da cadeia produtiva do setor.

“Há uma queda significativa no mercado de eventos corporativos, o que é um indicador relevante para o setor como um todo, pois reúne o desempenho de oito dos 11 itens pesquisados”, afirma Humberto Machado, diretor executivo da Abracorp. Ele destaca a necessidade de aguardar o fechamento do trimestre após o Carnaval para determinar se essa tendência de queda é pontual ou persistente.

O número de transações para eventos corporativos diminuiu, com janeiro registrando 15,9 mil transações entre os oito setores avaliados, em comparação com as 35,4 mil de janeiro de 2019. Apesar do declínio, o valor médio das transações foi maior do que em 2019, impulsionado principalmente pelo aumento das tarifas aéreas e de hotel, avalia Machado.

Faturamento das viagens corporativas

O faturamento geral das viagens corporativas foi de R$ 1,05 bilhão em janeiro, um aumento de 26% em relação ao mesmo mês de 2019, quando atingiu R$ 835 milhões. “Este aumento esconde uma realidade de dificuldades que ainda afetam as agências, devido principalmente ao aumento de preços, especialmente no setor aéreo, que representa quase 60% do volume dos itens estudados. Os bons resultados ainda não se refletiram nas agências na mesma proporção”, observa Machado.

Em termos gerais, janeiro também viu um número de transações ainda abaixo de 2019, com 779 mil transações entre os oito setores avaliados, em comparação com 915 mil antes da pandemia. “Portanto, fizemos mais com menos. O valor médio das transações em janeiro de 2024 foi maior do que em 2019”, afirma o diretor.

O setor aéreo registrou um faturamento de R$ 643 milhões em janeiro deste ano, em comparação com R$ 552 milhões em 2019. Este segmento, que representa quase 60% da receita total do setor, teve um desempenho notável no ano anterior, com um faturamento de R$ 8,5 bilhões, superando os valores de 2022 e 2019, que foram de R$ 7,2 bilhões e R$ 7,4 bilhões, respectivamente.

(*) Crédito da foto: bottlein/Pixabay