Wilson Poit, secretário municipal para Assuntos de Turismo de São Paulo
(fotos: Filip Calixto)

Criada para mensurar o impacto do turismo em São Paulo durante a disputa da Copa do Mundo no Brasil, a Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista ganhou o apreço do governo municipal e continuará funcionando mesmo depois do encerramento do campeonato de futebol. A manutenção da divisão foi confirmada hoje (3) por Wilson Poit, secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris (São Paulo Turismo), em coletiva que ressaltou a reverberação econômica trazida pelo turismo na cidade.

Entusiasta do departamento, o secretário argumentou que a conservação dele será de vital importância para o crescimento do segmento na capital paulista.

"Como algumas pessoas devem saber, vim da iniciativa privada e essa experiência me fez aprender o quão importante é a quantificação dos resultados alcançados. No turismo isso não é diferente", alega.

Ainda conforme Poit, em linhas gerais, as cidades que sedaim partidas no mundial têm estimativa de crescimento turístico em torno de 20% para cada disputa e baseado nisso a secretaria quem mensurar a perfomance de São Paulo.

Índices
A Sala de Monitoramento identificou também alguns números referentes à participação de turistas na cidade. Segundo levantado pela divisão, os viajantes presentes na capital paulista citam a gastronomia e a vida noturna como o principal trunfo da cidade. A diversidade de culinária da cidade foi considerada de ótima qualidade por 37,93% dos estrangeiros pesquisados.  

Quando o assunto são os meios de transporte mais utilisados pelso visitantes, o campõeo de citações é o metrô (38%) entre os estrangeiros. Na sequência aparecem o ônibus (24%) e os carros (21%). 

Na parte de hospedagem, 47,93% dos visitantes internacionais avaliaram a oferta como boa. Entre os turistas brasileiros, 52,28% acharam o nível dos hotéis bom.

Serviço

www.spturis.com