Catalisado por grandes eventos, o turismo paulistano encerra 2023 com boas margens, segundo uma análise realizada pela SPTuris, empresa vinculada à prefeitura da capital. No ano passado, o setor turístico da cidade de São Paulo registrou um faturamento médio diário de aproximadamente R$ 46,5 milhões, conforme divulgado pela Folha.

Ao longo dos últimos 12 meses, o segmento alcançou uma receita total superior a R$ 17 bilhões, resultando em mais de R$ 600 milhões em arrecadação de ISS (Imposto sobre Serviços) para o município. O valor representou um aumento de 40% na comparação ano a ano. Os dados foram compilados a partir das informações do Observatório de Turismo e Eventos da cidade e da Fecomercio de São Paulo.

Turismo de entretenimento

A SPTuris destacou a importância do turismo de entretenimento para os resultados. Como exemplo, a realização de seis shows pelo grupo britânico Coldplay e o festival Lollapalooza, ambos ocorridos em março do ano passado, impulsionaram a taxa de ocupação hoteleira para 77%, estabelecendo um recorde mensal que não era atingido desde 2018.

Além destes, festivais como o The Town e o Primavera Sound também movimentaram o segmento da capital. E não foi só março que entrou para a história. Em novembro, entre shows da Taylor Swift e o Grande Prêmio de F1, a ocupação da capital chegou a 68%, com picos de até 90%, de acordo com monitoramento da Lighthouse (antiga OTA Insight).

De acordo com o InFOHB, em 2024 o crescimento do setor deve ser menos acentuado na capital paulista, tanto em diária média, quanto em taxa de ocupação. Parte disso se deve ao fim das viagens de vingança e o retorno à sazonalidade.

Para o ano corrente, estão previstos dois grandes eventos internacionais na capital paulista: a corrida de carros WEC/Le Mans, que deve ocorrer em julho, e uma partida oficial da liga de futebol americano, a NFL, em data ainda a ser definida.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News