Os grandes eventos agendados para o segundo semestre de 2023 devem somar 6,5 milhões de participantes, entre moradores, visitantes e turistas que se hospedarão na cidade. A previsão é baseada em dados da SPTuris (São Paulo Turismo), órgão da prefeitura da capital.

Foram mapeados 202 grandes eventos, que acontecerão em 30 locais: dos estádios de futebol, como o Allianz Parque, que receberá Shakira, Bon Jovi, Rod Stewart, entre outros artistas, aos centros tradicionais de feiras, como Distrito Anhembi, São Paulo Expo, Pró-Magno e Expo Center Norte. Também entram na lista o Vale do Anhangabaú e Autódromo de Interlagos.

Os eventos comerciais, como congressos, convenções e feiras, são a maior parte da estatística, reforçando uma das características marcantes da cidade. Ao todo, são 126. Os festivais e shows chegam a 59. Para efeito de contabilização, foram considerados os dias de apresentação. No The Town, por exemplo, são cinco dias, com programação diária e públicos diferentes.

Fecham a lista nove competições esportivas, entre eles a Fórmula 1, três maratonas e a Corrida de São Silvestre. Além disso, 11 eventos foram incluídos na categoria “outros” e incluem a Jornada do Patrimônio, que acontece em diversos pontos da cidade, e a São Paulo Fashion Week.

Perspectivas

Gustavo Pires, presidente da SPTuris, diz que, a título de comparação, é como se São Paulo recebesse, apenas nos grandes eventos, a população do Rio de Janeiro. “E não consideramos algumas centenas de eventos que acontecem em espaços menores, para nichos de mercado, as montagens de teatro e eventos fechados por empresas, como as convenções de vendas”, pontua.

Para ele, o mais importante é a contribuição para a geração de postos de trabalho. Até maio, a cidade já havia registrado saldo positivo de 13 mil empregos com carteira assinada no setor de turismo e eventos, que inclui bares e restaurantes.

Ainda de acordo com a SPTuris, o levantamento é importante para que o mercado de turismo receptivo e de organizadores de eventos possam se organizar. Pela divisão mensal, julho terá 29 grandes eventos, agosto, 47, setembro, 44, outro e novembro 36 cada, e dezembro, 10.

(*) Crédito da foto: alexramos10/Pixabay