Em continuidade com os resultados de maio, os eventos corporativos e culturais de São Paulo foram responsáveis por mais um mês de bom desempenho no IMAT (Índice Mensal de Atividade do Turismo), apurado pela FecomercioSP. Com faturamento de cerca de R$ 57 milhões por dia, o relatório afirma que o turismo paulistano viveu seu melhor junho desde a pandemia. 

 Realizado em parceria com o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, o relatório indica alta de 21,4%, na comparação com junho de 2022, e de 7,5%, em relação ao mês de maio. 

Um dos indicadores que sustenta o cenário positivo é o fluxo de passageiros nos aeroportos. Em junho, aproximadamente 167,5 mil pessoas circularam pelos terminais, um número 26% maior em relação ao mesmo período do ano passado e 2,6% maior do que o registrado no mês anterior.

Além disso, a ocupação dos hotéis atingiu a marca de 68%. Apesar de uma leve queda nos desembarques nas rodoviárias em relação a maio, houve um aumento de quase 3 mil passageiros diários em comparação com junho do ano passado.

Um dos eventos culturais que atraiu pessoas de todo o país para São Paulo foi o MITA Festival. O evento reuniu mais de 30 mil pessoas no primeiro dia e 25 mil pessoas no segundo dia, em shows de artistas internacionais como Lana Del Rey e Florence + The Machine.

Empregos

O levantamento da FecomercioSP ainda pontuou que o impacto positivo do aquecimento do turismo em São Paulo também se refletiu no mercado de trabalho. O setor registrou a criação de 14 mil empregos diretos e indiretos em comparação ao mesmo período de 2022.

A perspectiva é que essa tendência continue de agora em diante, uma vez que os empresários encontram dificuldades para satisfazer as demandas das várias vagas ainda abertas.

(*) Crédito da foto: Izma_Braz/Pixabay