Um dos maiores conglomerados do meio digital, a Expedia, que conta sob seu guarda-chuva os portais Travelocity, Hotels.com, Hotwire, Cheap Tickets e Trivago, completou o processo de aquisição da Orbitz, pelo valor de US$ 1,6 bilhão.

“Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas à Orbitz na nossa família de marcas líderes da indústria do turismo. Nossa missão é de revolucionar a forma de viajar por meio da força tecnológica”, comenta Dara Khosrowshahi, CEO da Expedia.

O acordo foi finalizado após o Departamento de Justiça dos EUA aprovar a transação. Logo após o anúncio, a American Hotel & Lodging Association (AH&LA) divulgou uma declaração expressando o seu descontentamento pela compra.

Confira alguns trechos do comunicado feito pela AH&LA:

"Estamos desapontados pelo fato do Departamento de Justiça ter aprovado a negociação. Resumindo, esta decisão irá prejudicar consumidores e proprietários de pequenos negócios, além de retirar do mercado mais uma opção de compra. Com esta aprovação, temos agora apenas dois players que controlam todo o comércio online: Priceline e Expedia, que agora controla a Orbitz, Travelocity, Hotels.com, Hotwire, Cheap Tickets e Trivago. Juntos, estes dois players detém mais de 95% do mercado de reservas das OTA’s (online travel agencies) nos EUA. Continuamos a acreditar que o aumento de consolidação é ruim para os consumidores e para os negócios. 

Os hotéis independentes são prejudicados porque as taxas e comissões pagas por eles às OTA’s tendem ter um aumento de dois dígitos.

Não estamos sozinhos nessa batalha, pois membros do Congresso, incluindo senadores que formam a subcomissão antitruste e líderes importantes na Câmara Federal, unidos com os advogados de alguns grupos de empresários têm expressado a preocupação sobre esta transação. Encorajamos estes grupos a monitorarem os resultados desta compra e tomar as atitudes necessárias para proteger os consumidores."

Serviço
expedia.com
orbitz.com
ahla.com