Imagine uma semana inteira de campanha global, que movimenta milhões de dólares destinados a uma entidade social e mobiliza diversos bares ao redor do mundo ao redor de versões clássicas e alternativas de um único coquetel. Imaginou? Pois essa é a Negroni Week, que começa hoje (18) e se estende até o dia 24. 

O Negroni clássico nasceu na Itália e leva o nome daquele que inspirou sua criação, o conde Camillo Negroni. A receita original do coquetel é a seguinte: partes iguais de Gin, Campari e vermute vermelho doce. Contudo, a Negroni Week inspira (e espera!) variações, como uma que fez sucesso no Palácio Tangará na semana dedicada ao coquetel em 2022. “Na última edição do Negroni Week, fiz uma variação com Whisky Americano macerado em pipoca”, comenta Adriano Farias, bartender do empreendimento, em entrevista ao Hotelier News. “Depois de coar o whisky, fiz um caramelo com a pipoca e utilizei como guarnição. Essa foi a versão que acabou mais rápido”, conta. 

NegroniWeek-corpo

Um drink por uma causa é o slogan do evento

Farias ainda enfatiza que, no Tangará, os clientes ficam mais abertos para consumir as versões criadas na casa no período do evento. Contudo, nem todos os estabelecimentos encontram o mesmo cenário e elevação na demanda, como pontua Bruno Mascarenhas, chefe de Bares Corporativo do Grupo Tauá. “O público do Tauá Resorts é mais familiar, e apesar de haver aumento perceptível na demanda pelo drink ao longo da Negroni Week, não é uma elevação tão relevante”, diz.

Teoricamente, qualquer bar ou restaurante pode participar da Negroni Week, desde que se inscreva pelo site e pague uma taxa, de acordo com Paulo Avelino Jacovos, presidente da ABB (Associação Brasileira de Bartenders). “Desde que você pague uma taxa de inscrição para uma empresa da própria Campari, a Imbibi, é possível participar. Contudo, os bares escolhidos pela Campari, além de não pagarem a participação, são divulgados pela campanha de marketing da marca”, afirma Jacovos. 

A ABB demonstra, ainda, baixas expectativas quanto à semana do coquetel clássico mais consumido do mundo. Isto porque, de acordo com Jacobos, a empresa escolheu a dedo os bares mais elitizados do país. “Enxergamos como tímido o impacto que esse movimento tem no Brasil, pois apesar da popularidade deste coquetel, este ano a empresa responsável pelo evento escolheu poucos bares do Brasil, se restringindo àqueles mais elitizados”, comenta. 

Bares participantes

São diversos os bares e restaurantes que contarão com versões exclusivas do clássico drink. Entre eles está o Bar Caju, localizado no JW Marriott Hotel São Paulo, que, no próximo dia 20, conta com Paulo Ravelli como guest bartender exclusivo, das 19h30 às 22h30. Ravelli tem entre suas especialidades o coquetel italiano e, em 2019, foi o vencedor do Melhor Negroni de São Paulo.

Além do Bar Caju, o Varal87, restaurante localizado em Moema, também preparou uma versão especial do drink. Com um toque de jenipapo, o “Jenigroni” foi assinado por Marcelo Serrano e estará disponível a partir de amanhã(19). 

Outros destinos em São Paulo para aproveitar os lados clássico e o inovador do Negroni são o Boato Bar, o Cine Clube Cortina, Locale Caffé e o Guarita Bar. 

Já em terras cariocas, o Spirit Copa Bar, localizado no Fairmont Rio de Janeiro conta com duas versões exclusivas além do drink original, criadas pela mixologista Cassiana Melo. Em uma ação de food pairing, na compra de dois Negronis o cliente ganha, como aperitivo, uma dupla de Pastéis de Queijo Serra da Canastra.

Outros destinos na terra do Cristo para degustar a bebida são o Liz Cocktails, o Nosso Ipanema Bar e o Vian Cocktail Bar.

(*) Crédito da capa: Ricardo Dangelo/Negroni Week

(**) Crédito da foto: Divulgação/Negroni Week