Desde o início da retomada da hotelaria, uma tendência tem ditado esse processo lento e gradual: o segmento de lazer se recuperando mais rapidamente do que o corporativo. Na Slaviero Hotéis, essa tendência tem sendo vista com ainda mais força. A afirmação é de Cincinato Lui, diretor de Vendas e Marketing da operadora paranaense, para quem esse movimento é creditado à demanda reprimida e às dificuldades de viajar para o exterior.

“Neste sentido, temos observado um aumento considerável das revenge travels, e vimos isso muito refletido em nossos empreendimentos de lazer. No segmento, tivemos ocupação média entre 68% e 70% nos primeiros meses desse ano. O que é muito bom, se avaliarmos o cenário como um todo, que ainda é de incertezas devido à variante Ômicron”, pontuou Lui, em entrevista ao Hotelier News.

Slaviero - Cincinato_Lui

Lui: Apesar do crescimento na demanda de lazer da Slaviero, cenário ainda é de incertezas

 

Ainda em relação à performance no segmento, o executivo aponta três empreendimentos que se destacaram: Slaviero Essential Ingleses Convention, em Florianópolis; Essential João Pessoa; e Jatiúca Suites Resort by Slaviero, em Maceió.

“De maneira geral, viramos o ano com uma incógnita, com a pandemia nos cercando. Nosso faturamento e volume de vendas passou a crescer a partir de setembro e outubro do ano passado”, complementa Lui.

Corporativo

Já no segmento corporativo, a recuperação segue ritmo mais lento. Apesar do cenário ainda instável, os resultados recentes têm sido positivos em comparação aos últimos dois anos, comenta Eraldo Santanna, diretor de Operações da Slaviero.

“Nesses três primeiros meses, os empreendimentos voltados para o corporativo tiveram ocupação média de 54%, com hotéis de São Paulo, Curitiba e Vitória se destacando, atingindo taxas de 80% a 85%”, ressalta.

“Praças com agronegócio forte tiveram performances totalmente fora da curva. Cuiabá e Porto Velho, por exemplo, não sofreram tanto com a pandemia e foram as primeiras a se recuperar de forma significativa, com resultados superiores ao período pré-crise”, completa.

Orçamento e distribuição

Ainda de acordo com Santanna, ainda no início da crise a rede passou a realizar reuniões com investidores, estudando fluxo de caixa, fazendo ajustes nos serviços e aproveitando auxílios do governo.

“Em 90% dos nossos hotéis, conseguimos passar a pandemia sem a necessidade de fazer chamada de capital, ou seja, sem utilizar um ou outro fundo de reserva. Para superar o período, precisamos cortar 50% da nossa folha e, devido a isso, conseguimos passar por esse período de turbulência entre 2020 e 2021”, acrescenta.

Santanna afirma que, ainda no segundo semestre do ano passado, a rede voltou a distribuir os dividendos em todos os empreendimentos de lazer, que respondem por cerca de 40% do portfólio. Por outro lado, ele pontua que a distribuição será um grande desafio no segmento corporativo, mas acredita em bons resultados.

“Com a pandemia, conseguimos reduzir significativamente nossos custos e, agora na retomada, não voltamos com todos os serviços e despesas que tínhamos antigamente. Reaprendemos a trabalhar e estamos conseguindo fazer mais com menos. O resultado deve ser muito melhor do que antes da pandemia”, afirma.

Vale destacar também o desempenho na unidade do Aeroporto Internacional de Guarulhos com a marca Fast Sleep. Segundo Santanna, a unidade vive bom momento desde o fim de 2021, batendo recorde de rentabilidade.

Expansão

Sobre novos projetos, Lui afirma que a rede está com dois empreendimentos em fase de obras, em Ponta Grossa (PR) e Guarulhos (SP). Além disso, um hotel midscale voltado ao corporativo no Centro de São Paulo será incorporado ao portfólio, sendo reaberto com nova bandeira ainda neste mês.

“Além disso, estamos fazendo prospecções em áreas de agronegócio, como Chapecó (SC) e Rondonópolis (MT). É um nicho de mercado que é extremamente relevante no nosso projeto de expansão”, explica.

A Slaviero também está retomando o projeto de franquias lançado em 2020. Até o momento, são cinco hotéis franqueados. “É um modelo no qual estamos bastante confiantes e tem tudo para ser expandido”, finaliza Santanna.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Booking.com

(**) Crédito da foto: Arquivo pessoal