Equidade no quadro de colaboradores é um tema que vem sendo cada vez mais discutido no setor hoteleiro. Quando se trata de cargos de liderança, o assunto ganha ainda mais relevância, pois a diferença da representatividade entre homens e mulheres ainda é gritante. De acordo com a pesquisa Women in Business, desenvolvida pela Grand Thornton, 31% das profissionais ocupam posições de destaque nas organizações. No caso do Cana Brava Resort, esse número chega a 49% — o que reforça o posicionamento do empreendimento em prol da diversidade.

Atualmente, 29 mulheres ocupam cargos de liderança no resort baiano. Já entre o quadro total de colaboradores, o sexo feminino representa 42%. “Promovemos o equilíbrio de uma forma muito natural por aqui, pois não olhamos para gênero na hora de contratar profissionais, mas sim as competências e a vontade de trabalhar”, afirma Maitê Teixeira, gerente Comercial do Cana Brava.

Diversos estudos indicam que mulheres em posições estratégicas geram resultados positivos devido a características como sensibilidade, estratégia, organização, acolhimento e participação. A questão, inclusive, já foi tema central de algumas matérias do Hotelier News.

“A presença feminina está cada vez mais forte. Acredito que é de extrema importância para estabelecer a igualdade de gênero dentro de uma empresa e, assim, contribuir também para a igualdade na sociedade. Empresas que equilibram a gestão entre mulheres e homens obtêm mais sucesso de desempenho e financeiro, já que a divisão reflete uma maior diversidade social”, complementa Maitê.

Incentivo

Sabendo dos benefícios e buscando promover maior diversidade em sua estrutura, o Cana Brava incentiva a participação feminina e o equilíbrio entre gêneros. Recentemente, o empreendimento lançou o projeto Inclusão por Gênero, que visa empoderar as profissionais e combater o preconceito.

“Acredito que por sermos mais sensíveis e estratégicas, buscamos um ambiente organizacional com harmonia. Mulheres que trabalham com gestão de pessoas geralmente estão dispostas a ouvir e prontas para considerar as percepções, sugestões e ideias de seus colaboradores, promovendo uma gestão participativa e possuindo maior capacidade comunicacional para inspirar e motivar”, afirma Marcela Souza, analista de Marketing do Cana Brava.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Cana Brava Resort